Por que é o lojista quem precisa pagar pelas fraudes na Internet?

0

Com certa frequência recebemos e-mails de lojistas que ainda não possuem um antifraude e acabaram de sofrer o primeiro chargeback, e muitos demonstram uma grande surpresa quando se deparam com uma notícia bem desagradável: são eles quem devem se responsabilizar pelas compras fraudulentas em seu e-commerce, e não os bancos ou as operadoras de cartão. É um comentário bastante frequente:

"Eu pensei que, quando o banco emissor do cartão autorizou a transação, eu não teria que me preocupar mais com a fraude".

Esta confusão muitas vezes acontece porque este fluxo é verdadeiro no mundo físico: quando um cliente escolheu pagar uma compra com cartão e inseriu a senha na máquina, uma vez autorizada a transação o lojista já pode ficar tranquilo. Se por acaso um consumidor contestar aquela transação no futuro, a loja não precisa se responsabilizar. Afinal de contas, a senha, por ser única e (supostamente) intransferível, é uma maneira de garantir que quem está fazendo o pagamento é de fato o dono daquele cartão.

Porém, nas lojas virtuais, as transações acontecem de forma diferente. Um e-commerce, quando decide receber pagamentos online, se compromete também em arcar com a segurança das transações que envolverem aqueles cartões de crédito. É necessário inclusive assinar um termo de responsabilidade sobre isso, mas este é um dentre muitos documentos que precisam ser firmados pelo lojista. Ou seja, se no futuro houver alguma contestação de compra, o estorno sairá do bolso do lojista.

Isso significa que, no e-commerce, a autorização do banco emissor do cartão não denota que o banco está reconhecendo aquele cliente na frente do computador ou da tela do smartphone como o portador daquele cartão. A autorização não está relacionada à identidade do cliente, mas apenas à checagem se aquele cartão que está sendo utilizado possui dinheiro para pagar aquela compra.

Entendemos, porém, que tudo isso pode gerar  confusão e causar uma decepção muito grande a um empreendedor quando ele se depara com o prejuízo de um, dois ou dezenas de chargebacks de uma hora para outra. A nossa ideia também não é entrar no mérito legal e opinar se este fluxo de responsabilidade pela fraude online cabe ao lojista ou aos bancos, mas é importante ressaltar que a fraude online gera prejuízos em toda a cadeia de pagamentos.

De acordo com dados do setor, para cada US$ 1 que um e-commerce perde com a fraude, os bancos e as adquirentes desembolsam cerca de US$ 1,50 com custos operacionais de atendimento e de substituição daqueles cartões de crédito cancelados pelos clientes e também em várias outras atividades preventivas e de segurança.

É inevitável que um consumidor, quando descobre que seu cartão de crédito foi utilizado indevidamente, fique inseguro sobre todo o processo de pagamento online. É comum ouvirmos um cliente que foi vítima de fraude dizer que "a partir daquela data só fará pagamentos via boleto" (o que é um equívoco muito grande pensando como consumidor) ou então aqueles que desconfiam da segurança do banco emissor ou da bandeira do cartão, com pensamentos do tipo: "meu cartão da bandeira A nunca foi clonado; já o da bandeira B foi clonado duas vezes". Ou seja, a fraude gera uma experiência muito ruim para as marcas de bancos e bandeiras, assim como também gerará para o seu e-commerce.

A má notícia é que não existe e-commerce à prova de fraude. A partir do momento em que decide receber pagamentos online você fica sujeito a este tipo de golpe – independentemente do produto ou serviço que você vende, já que há muitos casos em que os criminosos não estão necessariamente interessados no produto da sua loja.

A fraude faz parte do jogo do comércio eletrônico, e mantê-la em uma taxa entre 0,3 e 0,7% é uma das tarefas que você deve administrar em sua operação. Assimilar esta ideia é uma das muitas tarefas de um empreendedor, que precisará entender que o objetivo da análise de risco não se trata utopicamente de "acabar com a fraude". Há muitas outras métricas que precisam ser levadas em consideração, como por exemplo, custo por análise de risco, taxa de revisão manual e taxa de rejeição de pedidos por suspeita de fraude.

Tom Canabarro,  co-fundador da Konduto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.