Big Data: não, a inteligência não está nos dados!

0

É uma realidade cada vez mais comum no ambiente corporativo: mais do que produtos e serviços, são os dados coletados em diversas fontes que se transformaram nos principais ativos de uma organização. A questão é que muitos pensam que basta adquirir soluções de Big Data e realizar a coleta de quaisquer informações para  se destacar ou, no mínimo, não ficar para trás em seus setores. Na verdade, é justamente o contrário: as empresas bem sucedidas são aquelas que conseguem vislumbrar que a inteligência não estão nos dados em si, mas naquilo que elas conseguem extrair deles.

Os números comprovam a dificuldade das companhias em trabalharem com grandes volumes de informações. Uma pesquisa global realizada pela Serasa Experian mostrou que 89% das empresas consideram o gerenciamento de dados como um dos grandes desafios no mundo corporativo, sendo a confiabilidade e a precisão como as principais dificuldades. Isso mostra porque 70% delas admitem não ter controle direto sobre seus dados – ainda que seja muito importante para o sucesso do negócio.

É preciso enxergar que a verdadeira inteligência está na capacidade de saber quais respostas os dados podem fornecer. O mais difícil, portanto, não é a consulta, mas a construção das perguntas. Para isso, é preciso garantir a veracidade e a organização das informações. Quantas vezes, por exemplo, você preenche um cadastro em uma loja, mas o atendente coloca qualquer dado em um determinado campo solicitado no sistema? Pois bem, esse é um exemplo simples, mas que reflete também em grande escala.

Além disso, ainda que a coleta seja automática, é preciso armazenar de forma estruturada para construir indicadores. O problema é que as fontes são diversas e não há um armazenamento comum e muito menos um pensamento de consulta ágil capaz de levantar parâmetros estratégicos. Os dados viram meros papéis de parede em dashboards bonitos, mas inúteis.

Sem essa preocupação com a veracidade e a organização das informações para consulta, as empresas seguem derrapando quando o assunto é Big Data e a utilização de dados na estratégia do negócio.

Isso faz com que seja mais difícil construir indicadores, principalmente atrelando-os a metas e promovendo cadência. Não adianta ter um monte de gráficos; o empresário quer saber o que ele precisa fazer e qual direção deve tomar. E isso deve envolver todo o time, para que o KPI fique disponível e cobre engajamento de cada um para o atingimento do objetivo, que aliás, também deve ser o mais claro possível.

Para isso, é preciso dar a importância e relevância que os dados merecem, com protagonismo em qualquer estratégia.

Em um mundo cada vez mais conectado, saber trabalhar com dados torna-se essencial tanto para empresas que atuam no ambiente online quanto as que operam no offline – se é que ainda conseguimos distinguir esses dois canais. Aliás, seja qual for a origem das informações, o importante é que façam parte de um mesmo data lake. Quanto mais o empreendedor conhecer o seu público-alvo, suas ineficiências e onde estão as oportunidades perdidas, mais chances ele terá de se destacar da concorrência e melhorar sua rentabilidade. Para isso, é necessário ser inteligente e compreender que os dados são apenas as ferramentas (e não o objetivo principal) na estratégia da organização.

Flávia Pini, sócia e CMO da FX Retail Analytics.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.