Supermercado online avança globalmente e abre novas oportunidades para e-varejistas

0

A compra de alimentos e bebidas em plataformas digitais – o chamado supermercado online – passará por forte crescimento nos próximos anos, indica o estudo Tetra Pak Index, lançado no Brasil. No mundo, o modelo de compra movimenta, atualmente, US$ 44,5 bilhões, com projeção de crescimento de 17,4% até 2022. No Brasil, as vendas pelo canal registram US$ 75 milhões, com participação de 0,2% quando relacionado aos demais canais de compra. Até 2022, a expectativa é que o canal online avance 6,5% no País.

No cenário apresentado, o Brasil é classificado como um país ainda resistente ao supermercado online. Localmente, a compra de alimentos e bebidas ainda está bastante concentrada nos canais tradicionais (pequenos empreendimentos independentes, adegas e mercearias), com participação de 37,3%, e nos canais modernos de comércio (supermercados, hipermercados e lojas de conveniência), com 51,8% de participação atualmente.

"Isso não significa que o supermercado online não irá avançar no Brasil ou que o País seja menos atraente para este modelo de negócio. O que identificamos é a tendência para uma atuação omnichannel, em que varejistas atuando em lojas físicas irão fortalecer a sua presença no ambiente digital, ao mesmo tempo em que marcas com forte presença online irão expandir operações para lojas físicas", explica Alexandre Carvalho, diretor global de Serviços de Marketing da Tetra Pak.

Nesse cenário, segundo o executivo, os consumidores poderão testar novas experiências e modelos de negócio. Por exemplo, uma possibilidade será a compra de produtos em plataformas online para posterior retirada em lojas físicas, podendo o consumidor escolher a loja mais próxima ou conveniente para ele naquele momento. O modelo tem grande potencial especialmente diante da geração millennium, habituada a intercalar interações em ambos os canais.

"Em outras palavras, a fusão do mundo físico com o digital abrirá caminho para aliar praticidade e conveniência à experiência de compra. O consumidor atual está em todo lugar e os varejistas também precisarão estar", diz.

Embalagens inteligentes abrem novas oportunidades

Diante dos avanços do supermercado online em diferentes regiões do mundo, a Tetra Pak projeta que as embalagens terão papel cada vez mais importante em resposta às tendências que estão moldando o setor.

"A expansão do supermercado online representa uma grande oportunidade para as marcas. Neste cenário, a embalagem inteligente será uma ferramenta importante ao ajudar a promover uma maior transparência e eficiência na cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades de interação e comunicação com o consumidor", explica Carvalho.

Desde 2016, a Tetra Pak tem investido em testes e no desenvolvimento de códigos únicos para embalagens inteligentes. Na Europa, alguns dos clientes da marca já estão implementando com sucesso a inovação – caso da fabricante espanhola Puleva, que instalou códigos únicos em embalagens de suco como modo de proporcionar novo formato de interação com os consumidores.

As embalagens inteligentes baseadas em códigos digitais únicos permitem que cada produto receba um identificador próprio. Esses códigos podem ser lidos por dispositivos de escaneamento de dados ou por smartphones comuns, dando acesso a uma imensa quantidade de informações e abrindo todos os tipos de possibilidades.

O novo formato cria espaço para um canal interativo e individual de comunicação em tempo real entre as marcas e os consumidores, oferecendo detalhes sobre o fornecimento de matérias-primas, fatos nutricionais, bem como entretenimento, promoções e informações ambientais.

Ao mesmo tempo, com insights capturados por meio desses códigos digitais únicos, as marcas podem melhorar continuamente a experiência de compra e torná-la cada vez mais personalizada para cada consumidor.

Por outro lado, os varejistas online também têm pedido códigos de identificação compatíveis com as tecnologias utilizadas em seus depósitos e centros de distribuição, uma vez que isso é entendido como a chave para o sucesso no comércio eletrônico. Os dados e a rastreabilidade de toda a cadeia os ajudam a navegar por uma logística complexa e a melhorar a sua eficiência, aproximando-os da entrega de pedidos em tempo real.

Quatro tendências

O Tetra Pak Index 2018 destaca as quatro principais tendências que moldam o crescimento na compra de alimentos e bebidas em supermercados online:

Conveniência: Este é o principal fator impulsionando a aceitação do consumo online, à medida que os consumidores procuram novas maneiras de tornar sua vida mais simples. Entre as principais oportunidades estão o fácil reabastecimento do produto, recursos de voz e a embalagem conveniente.

Sustentabilidade: A pressão sobre o plástico e a conscientização da economia circular continuarão a crescer, e a reciclagem se tornará cada vez mais importante. Os consumidores querem saber se as marcas estão "agindo corretamente".

Personalização e exclusividade: Daqui para frente, a customização de produtos e a personalização da jornada do consumidor serão diferenciais. Isso tem acelerado a tendência do direto-ao-consumidor, e cerca de 80% das empresas de bens de consumo embalados globais deverão migrar para esse modelo até 2025.

Tecnologia e desempenho: Espera-se que até 2025 a entrega super-rápida (em apenas 10 minutos) mudará o comportamento do consumidor no sentido de comprar com maior frequência e em menores quantidades, acrescentando mais complexidade à logística. As cadeias de suprimentos continuarão a ser transformadas por uma série de tecnologias, especialmente a identificação por radiofrequência (RFID) e a robótica, aumentando a eficiência e a transparência dos processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.