Publicidade online ganha confiança do consumidor, mas anúncio em jornal perde, diz Nielsen

0

Em seu esforço permanente para conquistar a confiança dos consumidores, fator vital para o sucesso de campanhas publicitárias, os anunciantes e profissionais de marketing encontram no estudo Trust In Advertising, da Nielsen, dicas sobre a quantas anda a credibilidade de cada formato de anúncio junto a consumidores de todo o mundo (veja quadro.)

A boa notícia é que, de acordo com mais de 29 mil entrevistados de 58 países, a confiança na publicidade online está aumentando, assim como a confiança em anúncios nas telas de TV, no rádio e no cinema. O instituto de pesquisa comparou as respostas de 2013 com outra pesquisa realizada em 2007.

A má notícia vai para a indústria de jornais. Os dados da pesquisa apontam que os anúncios nesses veículos de comunicação foram o único formato em declínio no período de seis anos. Entre os entrevistados, 61% confiam nesse formato, contra 63% em 2007. Mas não há motivos para pânico, ainda. Os anúncios em jornal, assim como os de TV e revistas, permanecem entre os mais confiáveis no mundo da publicidade paga.

Quanto aos líderes de confiança, o ranking da Nielsen confirma um senso comum: não importa o quanto se investe em criatividade, tecnologia de marketing e canais emergentes, o conhecido boca a boca entre amigos é o grande campeão de credibilidade na opinião do público. Não menos do que 84% dos respondentes globais elegeram essa forma de publicidade informal como a mais confiável.

No que se refere a gastos com publicidade, a TV continua no front, imbatível. Mas os pesquisadores ressaltam o crescimento do hábito, entre os consumidores, de recorrer à mídia online para obter informações sobre marcas, e de como esses consumidores conectados têm sido "empoderados" como defensores de suas marcas favoritas.

Vale observar a boa pontuação da publicidade em sites de marca, cujo nível de confiança saltou 9 pontos percentuais, para 69% em 2013. Esse desempenho rendeu ao formato o segundo lugar este ano, um avanço considerável em relação ao quarto lugar obtido em 2007.

Os responsáveis por campanhas de e-mail marketing também fizeram o dever de casa, aparentemente. A confiança nesse formato de publicidade (muitas vezes confundido, erroneamente, com spam) aumentou 7 pontos percentuais em relação a 2007. Este ano, 56% dos entrevistados disseram confiar nos e-mails consentidos pelos consumidor.

Por fim, anúncios em banners online e anúncios de texto em celular amargam o título de lanterninhas no quesito credibilidade. Apenas 42% e 37% dos respondentes, respectivamente, afirmaram confiar nesse tipo de publicidade. O que pode servir de consolo para os times de marketing é que essa drescença já foi muito pior. Há seis anos, esses baixos índices de confiança eram, respectivamente, 16 e 19 pontos percentuais menores.

Confiança em formas de publicidade - Nielsen

 Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.