Avatar hospedado na nuvem traduz para LIBRAS voz e texto no celular

2

Um avatar hospedado na nuvem (foto) é a parte visível por trás de uma solução inteligente criada para que pessoas possam se comunicar com deficientes auditivos utilizando celular Android, seja por meio da voz, seja digitando mensagem de texto. O aplicativo está disponível para download gratuito na loja virtual Google Play.

Com o programa, desenvolvido pela ProDeaf com patrocínio do Grupo Bradesco Seguros, o usuário que quer se comunicar com um surdo digita uma mensagem no celular (clicando no ícone da lupa) ou fala a mensagem após clicar no ícone do microfone.

A solução traduz a mensagem de voz ou texto para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com a utilização de um dicionário de 3.700 sinais.

Mauricio Barbieri, superintendente de soluções digitais do Grupo Bradesco Seguros, informa que pessoas surdas que participaram dos testes ficaram felizes porque nem todos do seu círculo social conhecem LIBRAS. O país tem 10 milhões de surdos, 2,7 milhões dos quais não conhecem a língua portuguesa, segundo o IBGE.

A expectativa dos dois parceiros é que o aplicativo ganhe versão para iOS (Apple) brevemente e incorpore recurso inverso, ou seja, que a câmera do celular capte a linguagem LIBRAS e a traduza para texto ou voz.  

Essa não é a primeira iniciativa resultante da parceria entre o Bradesco Seguros e a ProDeaf,  que desenvolve inovações de acessibilidade no ambiente digital.

Desde dezembro de 2012, algumas páginas de Internet do grupo segurador contam com ferramenta que traduz conteúdos em português para LIBRAS, e que também faz uso de avatar.

2 COMENTÁRIOS

  1. A pergunta é se tem algum aplicativo que possamos enviar mensagens com o alfabeto da lingua Brasileira de sinais.LIBRAS.Para pessoas com deficiencia auditiva."datilologia"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.