App Instabridge indica melhores pontos de WiFi públicos para se conectar gratuitamente

0

De acordo com o levantamento "O Estado do LTE", divulgado em Fevereiro deste ano pela empresa de mensuração de conectividade OpenSignal, o Brasil reduziu a velocidade média da internet 4G. Enquanto o brasileiro alcançava, em média, 20,34 Mb/s (Megabits por segundo) no terceiro trimestre de 2017, a velocidade caiu para 19,67 Mb/s entre Outubro e Dezembro do ano passado. Esse é um dos fatores que, somado à mobilidade, faz com que o uso do sinal de WiFi cresça e seja um dos meios mais utilizados no País para acessar a internet.

Praticamente todo o crescimento nos domicílios conectados digitalmente no Brasil se deu por meio de conexões móveis, segundo a Pnad Contínua – TIC 2016. Naquele ano, 9,3 milhões de residências dispunham de conexões móveis, enquanto que, em 2012, eram 5 milhões de domicílios. De acordo com a pesquisa, 43% dos usuários usavam apenas o celular para acessar a internet (eram 20% em 2014). A maior proporção de usuários de internet no celular usa o WiFi, em vez do 3G ou do 4G, redes que exigem plano de dados no celular. O uso exclusivo do WiFi chega a 30% dos usuários das classes D/E, versus 9% da classe A. E em 18% dos domicílios conectados, a internet chega por meio do WiFi compartilhado.

Diante deste cenário, a Instabridge, startup sueca de tecnologia que desenvolve a maior comunidade mundial de compartilhamento de conexões WiFi por meio de um aplicativo mobile de mesmo nome – disponível para iOS e Android –, tem investido continuamente para aprimorar a sua conectividade para que os usuários possam usufruir ao máximo de seus recursos. Um deles é o indicador de redes WiFi com melhor conexão – apenas na versão Android – em um raio de até 1.250 metros (ou 20 minutos de caminhada) em que o usuário se encontre. Após se conectar automaticamente ao aplicativo, o usuário tem acesso a uma lista com as redes adicionadas ao aplicativo categorizadas pelos sinais verde, amarela e vermelha, indicando da maior a menor probabilidade de conexão e navegação, respectivamente.

"De acordo com a Pnad Contínua, cerca de 116 milhões de brasileiros acessavam a internet em 2016, sendo que 94,6% dos usuários de internet no País acessaram a rede por celular. Os brasileiros estão usando a internet como uma forma de comunicação alternativa, por isso, a demanda por boas conexões também aumenta. Nossa missão não é apenas trazer internet para todos, mas também oferecer o acesso à internet de qualidade. A rede encurta distâncias, fortalece laços, facilita burocracias", comenta Niklas Agevik, CEO na Instabridge. Um diferencial do Instabridge é que mesmo que o usuário não esteja conectado a nenhuma rede de internet, ele ainda assim pode acessar o mapa de redes WiFi próximas a ele que estão cadastradas no aplicativo por meio do Mapa Off-line e, portanto, se conectar.

Melhor internet, mais redes, mais usuários

No último trimestre do ano passado, a Instabridge alterou seus algoritmos para que os usuários pudessem se conectar ainda mais facilmente ao aplicativo e, consequentemente, às redes WiFi ali cadastradas. "Com esta melhoria, o número de usuários que se conectaram à internet com o Instabridge na sua primeira semana de uso aumentou cinco vezes. Essa melhoria se reflete também no dia-a-dia dos usuários. Se você não tem internet móvel e confia no WiFi para as mensagens do WhatsApp, por exemplo, você terá mais chances de receber mensagens ao caminhar pela cidade do que antes dessas mudanças, uma vez que há mais chances de se conectar às redes automaticamente à medida que você passa por elas", diz Ben Summers, Backend Developer na Instabridge.

Hoje já são 1 milhão de pontos de WiFi do Brasil cadastrados no aplicativo: metade do total de redes compartilhadas (2 milhões) por usuários do Instabridge em todo mundo. São Paulo (245 mil), Rio de Janeiro (105 mil), Minas Gerais (95 mil), Bahia (80 mil), Paraná (60 mil), Rio Grande do Sul (40 mil), Paraíba (23 mil) e Distrito Federal (15 mil) aparecem no ranking brasileiro com o maior número de pontos de WiFi cadastrados. Esse aumento do número de redes no País reflete um crescimento de 200% comparando o último trimestre de 2017 e 2016, período que somava 300 mil redes. O número de downloads somente no Brasil também cresceu: de 3,6 milhões de usuários no último trimestre de 2016 para 11,7 milhões no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 225%. No mundo, o Instabridge soma 17 milhões de usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.