Quanto vale a sua carteira de dados?

0

A palavra "dados" nunca esteve tão em evidência como hoje. Para muitos especialistas vivemos a Data Economy. No mercado de publicidade digital não há dúvidas de que os dados são a moeda mais valiosa. É justamente a partir da reunião de vários dados e cruzamento entre eles que é possível tornar a comunicação mais eficiente, personalizada e precisa, de acordo com o comportamento da audiência.

É curioso que falamos muito em Data Economy, mas até o momento, ao menos no mundo da publicidade, apenas as empresas têm tirado proveito economicamente dos dados e as pessoas comuns, as verdadeiros proprietárias dessas informações, ainda estão alijadas deste processo.

Apesar deste cenário, nos últimos anos, no entanto, é possível observar um forte avanço, ao menos no âmbito regulatório, na direção de proteger os dados dos usuários e reconhecê-los com um elo fundamental da economia digital. Os principais exemplos, são as novas legislações, como a GDPR na Europa, e mais recentemente a LGPD, no Brasil.

É nítido o movimento em prol dos usuários e em minha visão este é um caminho sem volta, que apesar de ainda estar no início tende a se tornar cada vez mais profundo. Diante deste contexto, acredito que a consciência das pessoas em assumirem a propriedade de seus dados seja o próximo passo para a transformação da indústria, especialmente a de publicidade digital.

De forma simplista, se de alguma forma, os meus próprios dados contribuem para uma melhor entrega de determinado anúncio, ampliando a precisão e consequentemente a otimização de recursos, e isso resulta em benefício financeiro para o anunciante, empresas e agências envolvidas na transação, seria justo que eu também recebesse uma fração desse montante.

Ao meu ver é nesta direção que o mundo da publicidade digital deve seguir. Ao se tornarem mais conscientes do valor e importância dos dados pessoais para o mercado, os usuários começarão a exigir receber algo em troca para aceitar o uso dessas informações, podendo ser um retorno financeiro ou outros benefícios equivalentes.

O avanço da tecnologia blockchain, com sua capacidade única de rastreabilidade, sem dúvida será fundamental para viabilizar este conceito na prática ao permitir identificar a precisa relação entre a contribuição efetiva dos dados de cada indivíduo para a exibição de cada anúncio no ambiente digital.

A tarefa é árdua e exige uma quebra de paradigma no ecossistema da publicidade digital como um todo. Afinal, nunca é simples tirar o pedaço do bolo de alguém. Por outro lado, talvez não houvesse bolo, não fossem os ingredientes (dados).

E você, já parou para pensar quanto vale sua carteira de dados?

Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.