Marketing de relacionamento em tempos de crise

0

O relacionamento com os clientes é primordial para qualquer empresa. Saber como, quando e por qual canal se comunicar é fundamental, principalmente em tempos de crise, em que, mais do que nunca, é preciso reter, fidelizar e encantar o consumidor. Mais que uma base cadastral de clientes, é necessário criar relacionamentos sólidos, proporcionar boas experiências, não só de compras, mas também em todo o processo, como desde o pedido até a entrega e o pós-venda, por exemplo.

Tivemos mudanças nos perfis dos clientes, que hoje estão cada vez mais conectados e ativos nas redes sociais. Além disso, eles estão mais suscetíveis a trocar de marcas, bastando encontrar maior valor agregado na concorrência. E como lidar com essa nova realidade, construindo relações eficazes e oferecendo produtos e serviços que atendam e superem expectativas?

Primeiro é preciso saber quem são seus clientes, não digo só de uma forma geral, é preciso ter o conhecimento de cada cliente de forma individual, saber quais são suas preferências, suas interações, quais canais mais utilizam, se essas interações foram por reclamações, sugestões ou elogios. E o mais importante: qual a relação desse cliente com a sua marca?

É possível, por meio de soluções, que melhoram e aprofundarem a compreensão sobre os clientes na era digital, registrar os dados cadastrais dos consumidores, suas transações físicas e online, data, hora, local de interação com a empresa. Existem clientes que preferem receber informações via canais digitais, outros por e-mail, e até alguns que preferem por telefone, mas é preciso saber qual a informação relevante para cada cliente, personalizar a mensagem e o conteúdo para torná-los relevantes.

Enviar uma oferta ou alguma informação que seja realmente interessante para o cliente é, obviamente, mais efetivo do que bombardeá-lo de diversas promoções aleatórias, esse tipo de comunicação gera um desconforto para o cliente, que passa a não ver mais as mensagens da empresa, mesmo que o conteúdo seja relevante para ele.

Ter uma base de dados sólida, com informações relevantes e verídicas dos clientes é importante, mas é preciso ir além disso, é preciso ter acesso e saber usar essas informações, isso que fará a diferença durante uma interação. Por exemplo, em um plano de telefonia, João possui um pacote que dá mais benefícios em ligações do que dados de internet, porém, João usa mais a internet do que faz ligações. Tendo essa informação o operador pode enviar uma mensagem, por meio do canal que João mais interage com a empresa, oferecendo um plano que se adapte melhor ao seu perfil.

Reformular a estratégia de identificar, localizar e se comunicar impacta diretamente e significativamente os custos de forma positiva, com isso é possível diminui-los e aumentar as receitas, ao passo em que aporta uma verdadeira inovação. Ao identificar um cliente em um contexto de visão única, otimizamos nossos esforços de campanhas e comunicação, fazendo uma interação assertiva com aquele cliente que é relevante para a campanha. Além disso, é possível reduzir custos evitando envios duplicados e definir, de uma forma mais simples, se os volumes de clientes são coerentes com o meio ou canal escolhido. Com isso, o cliente que recebe uma comunicação mais relevante e personalizada, tem maior propensão em aceitar a oferta, principalmente se esta mensagem o alcançar por meio de seu canal de preferência, no momento mais conveniente. E mesmo que o cliente não aceite a oferta, receber algo que seja do seu interesse e relevante, faz com que ele se atente outras interações futuras e não envie as mensagens direto para o spam, como faz a maioria.

Na era da informação, o business intelligence e o analytics se tornam grandes aliados das organizações. Ter dados ricos e saber interpretá-los de forma a gerar valor por meio de ações de marketing focadas, é o grande trunfo das empresas. Por fim, fazer nossas organizações voltarem suas atenções à experiência do cliente com excelência, não denota apenas a tecnologia transformando os negócios, mas torna possível a ela criar oportunidades, mesmo em tempos de crise.

Rodrigo Baptista, diretor de vendas, Software Solutions da Pitney Bowes Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.