Canvas lança recurso de anotações para dispositivos móveis

0

Com o crescimento do uso das tecnologias móveis  no ensino  por professores e alunos no Brasil, as empresas de TIC educacional também se antecipam as novas necessidades. O Canvas, ambiente virtual de aprendizagem aberto (em inglês, LMS – Learning Management System), da Instructure, lança seu recurso de anotações na versão para dispositivos móveis, para distribuição e preenchimento de tarefas digitais.
canvas

Esse cenário vai de encontro aos resultados da pesquisa TIC Educação 2015, divulgada recentemente, que revela que o percentual de professores que utilizam o celular para acessar a Internet aumentou em relação ao último ano da pesquisa: passou de 66%, em 2014, para 85%, em 2015. Sendo que mais de um terço dos docentes (39%) afirmou utilizar o dispositivo para realizar alguma atividade com os alunos. Também houve um crescimento de 6 pontos em relação a 2014 no percentual de estudantes que afirmaram utilizar o celular como um dos meios para acessar a Internet: passou de 72% para 78%.

A nova aplicação  para anotações na versão mobile permite que as tarefas digitais sejam concluídas sem sair do LMS  Canvas, o que reduz o tempo na realização das atividades. Como as escolas se tornam cada vez mais digitais, professores e estudantes frequentemente lidam com diferentes ferramentas online que podem tornar confusos os procedimentos para downloading (descarregamento) e uploading (carregamento). Proporcionando aos estudantes a capacidade de escrever diretamente no ambiente do Canvas, o uso de outros aplicativos se torna desnecessário, o que elimina o custo de outra ferramenta para anotações digitais. Assim, professores ganham horas a mais para ensinar e os alunos são capazes de se concentrarem nas atividades em vez de ficarem trocando de aplicativos.

"Nossa prioridade é encontrar formas de descomplicar o ensino e melhorar a aprendizagem, de modo que os fluxos de trabalho sejam simples e intuitivos", afirma Mitch Benson, vice-presidente de produto do Canvas. "O dispositivo de anotações para estudantes plenamente integrado ao Canvas facilita o processo de conclusão das lições de casa para os ensinos fundamental e médio, e para a base de clientes no ensino superior; ainda oferece suporte às escolas na transição para salas de aulas digitais (aula invertida, flipped classroom), proporcionando melhores experiências e economia de tempo, dinheiro e esforços de administradores, professores e estudantes."

O recurso de anotação para dispositivos móveis no LMS propicia aos educadores uma diminuição no tempo de fluxo das tarefas digitais, liberando mais tempo para lecionarem e analisarem o resultado das tarefas.  A digitalização das tarefas dentro do Canvas também previne que os professores percam o trabalho dos estudantes, e permite classificar as tarefas usando o Canvas Speedgrader, poupando horas de trabalho na organização de atividades impressas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.