Transição de carreira na era digital: o que você precisa saber!

0

O mundo está em constante transformação. Porém, nunca havia mudado em uma velocidade tão rápida quanto nos dias de hoje! Alteramos não só a forma como nos relacionamos com as pessoas, como também o jeito de levar a vida profissional: seja na hora das empresas recrutarem pessoas ou até mesmo a forma como os candidatos passam por processos seletivos. Tudo mudou. Com isso, surgiram novas carreiras, novos caminhos e profissões que antes não existiam.

É natural que, ao longo de tanta transformação, as pessoas se questionem mais e busquem derrubar muros entre a vida pessoal e vida profissional para focar em gestão de vida e carreira como algo unificado e interligado. Surgem, então, dúvidas como Qual é o meu real propósito profissional? Por que meu salário é tão injusto? O que me prende neste trabalho? Tenho medo de perder o emprego? Gosto do que faço? É aí que a ideia de mudar de área e começar a trilhar um novo caminho começa a aparecer. Mas como fazer essa transição de carreira?

Primeiro, é importante entender os motivos pelos quais você deseja fazer essa mudança e olhar primeiro para dentro de si. Segundo, é necessário analisar o mercado e perceber quais são as oportunidades que conversam melhor com o que você já desenvolveu. Para finalizar, é importante ter apoio profissional de qualidade, com instituições que estejam conectadas com as necessidades desse novo mundo para saber como desenvolver esse plano ou até mesmo para aprender a construir um.

Existem 6 passos simples que você pode começar a fazer em casa para montar seu plano de transição de carreira. Atenção: o 6º é a dica de ouro!

Passo 1. Entender exatamente os motivos pelos quais deseja realizar essa mudança;

Passo 2. Entender e aceitar que para transitar nesse novo mercado, deverá atualizar a sua forma de ver a si mesmo e ao mundo ao seu redor. Novo mindset de crescimento;

Passo 3. Compreender o que está acontecendo com o mercado e quais são as novas necessidades de comportamento e conhecimentos técnicos que tenham mais a ver com as habilidades que já possui. Desta forma, fica mais fácil sincronizar competências e criar um novo produto pessoal/profissional;

Passo 4. Desenvolver habilidade de aprender a aprender. Em um mundo complexo e volátil, a única certeza que temos é a incerteza. Isso significa que, para mudar de carreira, é preciso entender qual é o seu estado atual e qual estado desejado. Assim, fica mais fácil começar a entender o que significa essa habilidade essencial no mercado atual;

Passo 5. Cuidar do seu gerenciamento de carreira. Uma habilidade extremamente fundamental para que você crie novos planos com clareza e que essas escolhas sejam sustentáveis, tornando você um profissional de alta empregabilidade, independentemente da sua senioridade. Quando você gerencia a sua carreira, você cria com clareza o seu estado desejado e quais caminhos precisa criar com clareza, foco, disciplina e prazos a fim de atingi-lo com máxima qualidade e de forma sustentável;

Passo 6. Estude muito! Escolha uma boa instituição para adquirir a nova competência técnica que escolheu. Em tempos de grandes mudanças e novos processos, uma boa escola é aquela que além de oferecer um excelente nível de ensino técnico, proporciona desenvolvimento de competência comportamentais desejadas pelo mercado atual, bem como ações diversas de construção de networking e te ensina como utilizar a sua rede de contatos a favor dos seus projetos (inteligência relacional). Locais que incentivam a troca, o aprender a aprender, contato com possíveis empregadores, ações de desenvolvimento inter e intra pessoal, bem como a criatividade, certamente lhe ajudarão a criar um plano forte e focado em sucesso.

Mas afinal, existe momento certo para mudar de carreira? A resposta é sim! O momento ideal é quando você sentir que os caminhos pelos quais está seguindo hoje (carreira = caminho) não fazem mais sentido com a expressão da sua verdade e do seu propósito. Isso vale para um recém-formado ou mesmo para um engenheiro na faixa de 50 anos que quer buscar novas oportunidades no mercado.

É importante aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Por estarmos vivendo em um mundo digital e todo conectado, o mercado de tecnologia está muito aquecido e promete ser promissor para 2019. Sem dúvida, quem entender verdadeiramente o processo de transformação em que vivemos verá na tecnologia a grande necessidade de sobrevivência no mercado.

Por fim, para evitar uma possível frustração durante ou depois da transição a palavra de ordem é planejamento. Sem entender as razões e sem planejar seus passos com disciplina, foco e administração, a chance de frustração pode ser grande. Administrar a sua carreira após a transição continua sendo fundamental para que mantenha o seu nível de empregabilidade em alta. Você acompanha o que vem acontecendo com você e com o mercado, para que alinhe expectativas e desenvolvimento contínuo.

Andrea Tedesco, mentora de Carreiras da Digital House.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.