Aplicativos móveis personalizados podem fazer a diferença para sua empresa

0

Há tempos, os aplicativos deixaram de ser utilizados apenas como forma de entretenimento e comunicação nas empresas. O uso dessas ferramentas vem ganhando cada vez mais importância, que as utilizam para automatizar os seus processos de negócio, tendo como resultado a redução de custos, diferenciais competitivos, otimização dos processos e consequente melhora de produtividade.

Esse é um movimento já observado pelo Gartner, líder global em pesquisas e análises na área de tecnologia, nos últimos anos. Em um relatório sobre as tendências para o ano de 2016, o vice-presidente do Gartner, David Cearley, se referiu à importância desse mercado. "O foco está no usuário móvel, que é cercado por uma malha de dispositivos que se estende muito além dos meios tradicionais", afirmou. Outras tendências observadas pelo instituto tratam de aplicativos em rede e plataformas de internet das coisas. Todos esses itens colaboram para ressaltar, cada vez mais, a importância da mobilidade corporativa, ou seja, o uso dessas soluções adaptadas ao mundo dos negócios.

Com as ferramentas móveis, é possível tomar decisões rápidas em tempo real, ter acesso fácil a informações, gerenciar processos dos mais comuns aos mais específicos, interagir de maneira personalizada com clientes e fornecedores, além de detectar falhas em processos e sistemas. Todas essas facilidades se tornam muito mais baratas com os aplicativos móveis empresariais, já que a empresa deixa de realizar grandes investimentos em outros modelos mais tradicionais de operação.

Mas, para que esses benefícios sejam possíveis, é necessário que as soluções estejam adaptadas à realidade da atuação da companhia. Uma grande construtora terá necessidades diferentes às de uma pequena empresa de tecnologia ou uma pizzaria, por exemplo.?

Justamente para atender diferentes demandas, muitas empresas já têm optado por plataformas especializadas no desenvolvimento de apps. O Gartner tem usado o termo Rapid Mobile Application Development, (RMAD, na sigla em inglês) para descrever soluções de fácil e rápida utilização e que permitem aos profissionais de negócios criar aplicações móveis multiplataforma de maneira cada vez mais eficiente. Desta forma, a inovação é a possibilidade de adaptar a solução aos mais diversos formatos e funções sem a necessidade de um conhecimento técnico específico, já que as plataformas oferecem todos os recursos tecnológicos necessários. O mais importante é o conhecimento do próprio negócio.?

Mesmo com toda essa flexibilidade é importante que essas soluções garantam algumas características primordiais para empresas de qualquer porte ou segmento, como o funcionamento híbrido (online e offline), acesso aos dados em nuvem, segurança das informações, suporte multiplataforma e multidispositivos, atualização contínua sem perda das funcionalidades e custo reduzido de infraestrutura.

O uso destas plataformas também está acessível para pequenas e microempresas de maneira efetiva e rentável. Como resultado, podem abrir novas oportunidades de negócios, uma vez que aproximam futuros clientes, que podem enxergar essas facilidades como diferenciais tecnológicos. E, como bem sabemos, destacar-se e adaptar-se às necessidades dos clientes nos dias de hoje podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa.

Mário Luiz,  COO da Prime Systems.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.