Cobasi aumenta faturamento com uso de email marketing

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A Cobasi, varejista paulista de produtos para PETs, passou a utilizar a solução de e-mail marketing da Salesforce Marketing Cloud, há cerca de dois anos e meio, período que obteve um aumento de faturamento em 207% por cada email disparado. Além disso, a taxa de abertura de e-mails aumentou em 120%, a taxa de entrega das mensagens passou de 98,90% para 99,57% e os números de bounce caíram de 1,10% para 0,43%.

"Cerca de 80% dos e-mails que enviamos são relacionados a marketing de relacionamento, como avisos sobre aberturas de lojas e promoções em datas comemorativas", explica Gustavo Ribeiro, gerente de e-commerce da Cobasi. "Também investimos em mensagens de depreciação de produtos. Por exemplo, avisamos aos clientes fidelizados que se aproxima o momento de comprar mais ração para seu cão, de acordo com a quantidade do produto que eles haviam adquirido anteriormente", explica.

Ele destaca as diferenças nos resultados obtidos nas edições da Black Friday, ação de vendas realizada no final do mês de novembro, quando varejistas de todo o país oferecem produtos com descontos atraentes. "Em 2014, devido à segmentação propiciada pela solução Salesforce Marketing Cloud, tivemos um aumento de 208,16% no número de transações em comparação à Black Friday de 2013. O email marketing foi o canal que mais nos deu retorno", diz Gustavo. Além disso, a representação de faturamento durante o evento passou de 21,37% em 2013 para 32,17% em 2014.

A solução de email marketing da Salesforce Marketing Cloud também permitiu à Cobasi criar réguas de relacionamento com os clientes. Como resultado, a empresa varejista diminuiu o tempo de segmentação das bases de clientes, aumentou a segurança da informação e reduziu erros.

Para o futuro próximo, a Cobasi planeja utilizar a ferramenta de email marketing para enviar trechos do conteúdo das revistas destinadas aos clientes fidelizados, disponíveis nas lojas físicas, assim como partes do material que será criado para um blog da empresa. Os temas irão abranger informações sobre produtos e cuidados com animais de estimação.

"A Salesforce hoje é um grande parceiro que nos fornece informações, treinamentos e proporciona troca de informações com outros usuários. Com isso conseguimos traçar a estratégia com precisão e ter um retorno ainda maior com o canal e-mail", conclui Gustavo.

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