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Consumidor online perdeu a paciência com anúncios irrelevantes, aponta pesquisa

Postado em: 06/08/2013, às 11:29 por Ana Lúcia Moura Fé

É crescente a frustração de usuários da Internet quando se deparam com conteúdo publicitário que não tem nada a ver com os seus interesses, seja oferta, anúncio ou promoção. Pesquisas como a realizada recentemente pela Janrain, provedora de plataforma para gestão de usuários na web social, indicam que essa impaciência do consumidor virtual implica desafio maior para marcas anunciantes, no sentido de produzir conteúdo personalizado e relevante

"Consumidores atingiram ponto de inflexão quando se trata de conteúdo que está sendo mostrado que não é relevante para eles", afirma Larry Drebes, CEO da Janrain.

Os dados da pesquisa mostram que a maioria dos consumidores online (74% dos entrevistados) não apenas se sente frustrada e sobrecarregada quando se depara com conteúdo que não lhe interessa, mas também toma uma das atitudes mais temidas pelos profissionais de marketing e vendas: eles simplesmente sairiam do site da marca.

Como exemplo dessa propensão a se irritar com quem não lhes conhece, 50% dos entrevistados afirmam que deixariam um site se recebessem dele recomendação para comprar roupa íntima para o sexo oposto (veja mais exemplos no Quadro 1.)

O interesse dos entrevistados em receber conteúdo apropriado e baseado em seus interesses pessoais é dimensionado, ainda, em suas respostas quando indagados sobre o que estariam dispostos a abrir mão para ter esse desejo atendido. Para dar uma ideia, 28% abririam mão das redes sociais por uma semana, e outros 13% ficariam sem sexo por um mês (veja Quadro 2.)

O levantamento também constata que 57% dos entrevistados concordam em fornecer informações pessoais em um website, contanto que sejam usadas de forma responsável e em seu benefício. 

Por outro lado, 77% confiariam mais nas empresas se elas explicassem mais claramente como estão usando informações pessoais para melhorar a experiência online do cliente.

A pesquisa 2013 Online Personal Experience da Janrain, conduzida nos Estados Unidos pela Harris Interactive, consultou 2.091 internautas com 18 anos ou mais, entre 28 de junho e 2 de julho de 2013.

Pesquisa Janrain 2013

Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

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