CeBIT: entre os ''Jetsons" e "Homem de Ferro"

0

Muitos conhecem o personagem "Homem de Ferro", super-herói fictício das histórias em quadrinhos que virou filme de sucesso. Ele retrata um universo em que a tecnologia integra literalmente o homem, tomando decisões inteligentes e estratégicas. O conceito já é utilizado há muito tempo nos desenhos animados: desde os "Os Jetsons", da década de 60, em que uma família vivia numa cidade de carros voadores, cidades suspensas e até contratando robôs como criados.

Neste mês de março aconteceu na Alemanha o CeBIT Hannover, uma das maiores feiras de tecnologia da Europa. O que parecia possível apenas na imaginação torna-se realidade no mercado mais rápido do que poderíamos supor. Muitos países já passaram da fase dos "Jetsons", em que as soluções eram desenvolvidas apenas para gerar conforto, e já estão entrando no mundo do "Homem de Ferro", com dispositivos feitos para revolucionar de fato o tempo em que vivemos e o futuro das próximas gerações.

Mas lá fora, isso já é possível graças a muito esforço governamental. A presença da chanceler e anfitriã alemã Angela Merkel e do primeiro ministro inglês David Cameron, representando o país convidado na abertura da CeBIT, foi legendária ao mostrar como pesquisa e desenvolvimento de tecnologia estão na pauta para estes dois países. Juntos, eles discutiram uma parceria para desenvolver a conexão 5G, baseada no conceito de "Internet das Coisas" e que busca a conectividade em qualquer aparelho eletrônico.

Enquanto isso, no Brasil o 4G ainda busca se estabelecer nos grandes centros. Os dados realmente mostram o atraso: a última Pesquisa de Inovação (PINTEC), realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2011, aponta que os investimentos em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil giraram em torno de R$ 24,2 bilhões, representando apenas 0,59% do PIB nacional. O número é baixo se comparado com a representatividade do setor no PIB norte-americano (1,83%), da Zona do Euro (1,34%) e da China (1,39%), no mesmo período.

As possibilidades estudadas para as novas tecnologias ultrapassam os limites da imaginação humana. A ideia de elaborar um carro conectado à Internet não é apenas para baixar mapas e rotas. O desenvolvimento é voltado para que as máquinas "conversem" a fim de melhorar o tráfego nos centros urbanos. As discussões de robótica no CeBIT não envolviam mais a construção de robôs; agora a proposta é que consigam interagir com os seres humanos.

As possibilidades são grandes também para o e-commerce. A evolução tecnológica pode permitir novas oportunidades de negócios. O pequeno empresário terá cada vez mais facilidades para colocar sua loja na web e alcançar um público maior com plataformas mais simples e eficazes. Aliás, a própria logística poderá passar por mudanças radicais. Com o avanço da nuvem e das impressoras 3D, o e-consumidor pode adquirir um produto qualquer, como tênis, próteses, roupas ou até mesmo chocolates, apenas através do envio de um arquivo para que o próprio usuário possa imprimir e montá-lo na sua casa, no mesmo ato da compra. Já existem inclusive estudos adiantados sobre o uso da tecnologia na fabricação de carros.

Veículos inteligentes, robôs que interagem com humanos e tecnologias cada vez mais integradas e inerentes        à nossa vida. O CeBIT Hannover mostrou que o mundo fictício dos "Jetsons" e do "Homem de Ferro" está se aproximando ou até mesmo ultrapassando a realidade.

Ricardo Ramos,  CEO da Precifica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.