TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Como o 3DS 2.0 vai impactar a sua vida?

Postado em: 07/08/2019, às 18:21 por Juliano Manrique

Nos últimos meses, o tema 3DS 2.0 vem ganhando cada vez mais espaço nas matérias e nos debates relacionados ao mundo do pagamento eletrônico. A solução está realmente transformando o e-commerce brasileiro, aumentando a segurança e melhorando a experiência de pagamento. Mas acho importante fazer um exercício e se colocar no lugar de quem pouco conhece a tecnologia. Afinal, como o novo protocolo impactará o meu dia a dia?

Desta vez, a melhoria no protocolo busca tornar a jornada de compra do cliente muito mais fluida e intuitiva. Os estabelecimentos comerciais terão condições de enviar mais informações da compra aos emissores e isto permitirá que os dados possam ser analisados de maneira rápida e online, e que o portador do cartão seja autenticado de forma silenciosa – sem que haja a interrupção da compra ou seja necessário solicitar alguma informação adicional.

A plataforma de autenticação da Visa foi concebida partindo do momento zero do checkout da loja online, passando pela autenticação e finalizando com a autorização. Onde o 3DS 2.0 entra nesse processo, seja você emissor, estabelecimento comercial ou consumidor final?

  • Estabelecimentos comerciais – eles terão condições de encaminhar mais dados da compra ao emissor do cartão para que possam auxiliá-lo em promover a autenticação sem que ocorra o desafio ao portador. Além disto, o estabelecimento comercial terá a capacidade em identificar com antecedência se o emissor do cartão seguirá com uma autenticação com ou sem o desafio ao portador do cartão, dando mais flexibilidade aos estabelecimentos para seguir fluxos distintos de acordo com a resposta dada pelo emissor.
  • Emissores – o ACS da Visa, conhecido como Visa Consumer Authentication Service, possibilita aos emissores criarem regras para autenticação de acordo com a sua política de risco. Além disso, a plataforma oferece o score de risco da autenticação, insumo importante para guiar o emissor na tomada de decisão para a prática da autenticação silenciosa. Oferece também a aceitação de pedidos de autenticação para a versão 1.0 e 2.0 do 3DS e permite que emissores utilizem a mesma plataforma para empresas como a Visa que adotaram o protocolo. Uma única e poderosa plataforma!

A lição aprendida com a versão 1.0 do 3DS foi bem digerida. Métodos como SMS, Token ou Softoken serão amplamente adotados. Ferramentas como plug-in ou perguntas do nome do seu cachorro na infância deixarão de existir. Já existe também a possibilidade do banco enviar um push para os portadores via app para confirmação da compra ou até mesmo a biometria.

No pedido de autorização, temos uma grande mudança. O método utilizado no processo da autenticação será encaminhado ao emissor no momento da autorização. Isto facilitará para o emissor criar regras mais adequadas para cada método de autenticação. Transações autenticadas, consequentemente, trarão índices de autorizações maiores.

Consumidor final – jornada mais simples no pedido de autenticação. Quando o banco pedir a autenticação ao portador, teremos até duas telas: portador escolhe o meio de autenticação disponível e digita ou confirma o dado solicitado pelo banco. Bem simples, intuitivo e fluido. Da mesma maneira como estamos acostumados em confirmar a nossa autenticidade quando acessamos a nossa conta de e-mail ou rede social.

As mudanças trazidas pelo 3DS 2.0 já são uma realidade. Estamos promovendo pilotos com estabelecimentos comerciais e bancos para aproveitar o melhor desta inovação, que traz inúmeros benefícios na redução de fraudes e na maior conversão de compras. A solução impacta positivamente o consumidor, aprimorando sua experiência de pagamento. Bem-vindos ao futuro do e-commerce!

Juliano Manrique,  diretor de Produtos da Visa do Brasil.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial