Pesquisa com consumidores mostra as principais características dos internautas

0

A Navegg, data provider e DMP, classifica mais de 250 milhões de internautas conforme seu comportamento online, tecnologia usada, localização, conteúdos e produtos buscados nos sites parceiros em mais de 1400 segmentos de mercado. E com base em todos esses dados, a empresa fez uma análise que identificou características interessantes sobre o perfil do consumidor online.  Algumas das conclusões da companhia foram que: 17% dos usuários lançam tendência e gostam de experimentar novos produtos tecnológicos; e 16% querem estar sempre na moda e são muito impactados pelo que os famosos usam.

O estudo da Navegg aponta, também, que os grupos são heterogêneos e vão desde internautas que apostam em produtos inovadores e querem exclusividade, até os conservadores e ecologicamente corretos. A análise teve início a partir de uma metodologia criada para facilitar o entendimento do perfil do internauta, classificando-os em oito clusters segundo os fatores que mais influenciam as motivações de compra no meio virtual.

Consumidor online

A Navegg analisa mais de 20 milhões de transações mensais desde o primeiro clique no banner até o checkout do produto. A partir dessa análise, os usuários são divididos em quadrantes e distribuídos conforme seu comportamento e faixa etária.    Dos internautas classificados, 12% pertencem ao cluster "Vencedores", formado por pessoas bem-sucedidas que valorizam a exclusividade e podem pagar por isso. O grupo composto por pessoas que têm, em média, 35 a 59 anos também possui como motivação para a compra a inovação e, em sua maioria, pertencem a classe A.

O grupo dos "Exploradores", por sua vez, representa 17% dos usuários e é composto por pessoas que buscam novas experiências e sensações. Altamente conectados, os exploradores são curiosos, gostam de experimentar lançamentos tecnológicos e lançam tendência. A média de idade é menor, de 18 a 34 anos, com usuários predominantes da classe B. Já o grupo dos "Seguidores", representam 16% dos internautas brasileiros e, como o próprio nome diz, seguem o que os outros grupos – especialmente os exploradores – testaram, estão antenados com as tendências e querem passar a imagem de estarem na moda sempre. Com média de idade de 18 a 34 anos, fazem parte das classes A e B e são muito influenciados pelo que as celebridades estão usando. Ou seja, se você quer atingir esse público, aposte em uma personalidade para a campanha publicitária.

Com 14% dos internautas brasileiros, o cluster "Ostentação" é composto por pessoas que compram por impulso, valorizam mais a embalagem que o conteúdo e querem produtos que demonstrem status. A média de idade é de 14 a 35 anos e, além de serem motivados por luxo e status, esse público quer entrega ágil para satisfazer um desejo imediato. Diferente dos outros públicos, os "batalhadores" são os principais responsáveis pelo sustento da casa e sua palavra de ordem é economia. Representando 10% da fatia de usuários, esse público está mais interessado em produtos duráveis para suprir as necessidades da família, faz parte da classe C e tem entre 35 e 54 anos. Já na outra ponta estão os "Transformadores", pessoas que valorizam o meio ambiente, são menos materialistas e buscam produtos política e ecologicamente corretos – e podem pagar mais por isso. Com 11% de participação na rede, esse grupo é composto por pessoas de 18 a 39 anos que pertencem às classes B e C.

Outro grupo que também leva em conta outros fatores ao comprar um produto são os "Conservadores". São consumidores fiéis às marcas e não as trocam facilmente por outras. Segurança e preço são fatores que influenciam a compra desses clientes que tem entre 35 e 59 anos e representam 8% da rede de usuários da Navegg. O cluster dos "Despretensiosos", por outro lado, não leva em conta a marca, mas preço baixo e facilidade de crédito. Para esses 12% de usuários, oferta por tempo determinado é um chamariz e assim como o grupo "Ostentação" querem entrega rápida. A classe C é a predominante para esse grupo que está na faixa etária de 18 a 35 anos.

A metodologia Navegg EveryOne levou em conta informações cruzadas com o comportamento de rede em mais de 100 mil blogs e sites. "Com esse cruzamento, criamos um algoritmo e aplicamos em toda a rede de usuários da Navegg", afirma Caique Lauerti, especialista de produto da Navegg.

Entre os principais fatores analisados estão a experiência de compra e a atitude do usuário na rede. "Para a definição do Navegg Everyone usamos duas premissas iniciais: o fator razão/emoção na tomada de decisão e o maior ou menor poder aquisitivo", conta Lauerti.

A metodologia foi criada num processo minucioso do qual participaram, além dos especialistas da Navegg, matemáticos, psicólogos, sociólogos, antropólogos e estatísticos. Outras metodologias comportamentais, apoiadas na singularidade, pluralidade e profusão de ofertas na internet já foram desenvolvidas pela Navegg, como o Navegg EveryBuyer, que leva em consideração a razão, emoção e afluência para interpretar qual o perfil do usuário em cada uma das 13 indústrias do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.