Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 contará com rede colaborativa

0

Nomeada pelo Comitê Organizador de Sochi 2014 como fornecedora oficial de equipamentos de rede para os Jogos de Inverno – que serão realizados de 7 a 23 de fevereiro, na Rússia – a Avaya vai instalar uma rede de comunicação colaborativa robusta e segura, que permita o acesso aos conteúdos do evento a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Para garantir todo esse acesso – a estimativa é que o evento conte com cerca de 120 mil dispositivos móveis conectados à sua rede – Sochi 2014 terá mais de dois mil pontos de acesso para WiFi, distribuídos por 26 instalações esportivas.

Com expectativa de receber mais de 75 mil visitantes no Parque Olímpico e atingir cerca de três bilhões de telespectadores por dia, os Jogos de Inverno Sochi 2014 serão realizados em dois grupos – um que ficará nas montanhas e outro no litoral. Por esse motivo, uma série de espaços está sendo construída para abrigar as competições: o Domo de Gelo Bolshoi, o "Primeiro" Estádio Olímpico, o Centro de Curling – Cubo de Gelo, o Centro de Sliding de Sanki, o Complexo Laura de Biatlo e Esqui, entre outros.

A rede deverá proporcionar conectividade contínua em todas as instalações esportivas, oferecendo capacidade adicional de forma rápida e simples, especialmente desenhado para lidar com picos de tráfego de dados, conforme o aumento de audiência nos eventos principais.

Um dos grandes diferenciais dessa edição dos Jogos de Inverno, segundo seus organizadores, será o uso massivo do vídeo streaming em dispositivos móveis, como celulares e tablets – uma demanda sem precedentes na rede, exigindo uma infraestrutura segura e robusta que seja capaz de transportar grandes quantidades de dados, identificando (e concedendo acesso) a uma enorme gama de diferentes grupos de usuários. Pela primeira vez, os Jogos combinarão vídeo com voz e dados em uma única rede baseada em IP.

Parcerias

Para atender a toda essa demanda, o Comitê Organizador de Sochi lançou uma proposta para encontrar um parceiro com experiência nos Jogos de Inverno. A Avaya foi escolhida por ter uma longa história de parceria com o evento, e ter ajudado a evoluir e inovar a hospedagem, as operações e a experiência dos fãs durante muitos anos. Em 2010, por exemplo, a empresa foi responsável por construir a primeira solução IP convergente de voz, dados e rede de vídeo, que é o padrão para os Jogos atuais.

Para Sochi 2014, a solução deve encontrar um equilíbrio entre o uso da mais recente tecnologia e a disponibilidade de tempo suficiente para testá-la. O projeto foi finalizado em 2010, bem antes da realização dos Jogos, com o teste em eventos já bem encaminhados. Para garantir a qualidade da rede, noventa dias antes do início dos Jogos foi realizado o primeiro ensaio técnico geral, com falhas induzidas e provas de estresse.

Uma solução virtualizada

Outro diferencial dessa edição é que ela será a primeira na qual o acesso à rede será em grande parte sem fio e não por cabo. Para isso, a solução usada será a Avaya Virtual Enterprise Network Architecture (VENA), na qual será executada o Avaya Virtual Services Platform 9000, uma plataforma de hardware, que proporciona os mais altos níveis de performance, escalabilidade e confiabilidade. Além disso, Sochi 2014 serão os primeiros Jogos a contar com a tecnologia inovadora Fabric Connect da Avaya, que transforma toda a rede em um ambiente mais ágil com configuração, gerenciamento e gestão facilitados.

A solução simplifica a complexidade da rede, eliminando a necessidade de configurar múltiplos pontos. O provisionamento simples do ponto final é feito onde a aplicação se une com a rede, enquanto todos os pontos intermediários são automaticamente provisionados por meio de um protocolo robusto de ligação, permitindo que o Comitê Organizador de Sochi seja capaz de ativar novos serviços ou ajustar a capacidade da rede durante picos de demanda, por exemplo, o final de Hóquei no Gelo Masculino ou a corrida pela medalha de ouro no Esqui Downhill.

BYOD

Com o advento do BYOD (Traga seu próprio dispositivo), o Comitê organizador percebeu que para garantir a qualidade do serviço é necessário atribuir certos dispositivos e certos usuários para classes de serviço específicas. Isto irá proteger a qualidade da banda e prevenir violações de segurança. O Avaya Identity Engines será usado para atribuir direitos de acesso à rede e permissões com base nas credenciais dos usuários (mídia, atletas, oficiais do COI). Os usuários serão então colocados de forma segura na rede de virtualização apropriada com o nível de serviço pré-determinado.

Para auxiliar a conectividade, haverá uma ampla conexão sem fio interior e exterior, tanto no grupo da montanha como no grupo do litoral, que será ativada pela introdução da Wireless LAN 8100 Series, uma solução de rede sem fio altamente escalável e segura, que incorpora o mais recente modelo 802.11n wireless.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.