TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 contará com rede colaborativa

Postado em: 08/01/2014, às 11:17 por Redação

Nomeada pelo Comitê Organizador de Sochi 2014 como fornecedora oficial de equipamentos de rede para os Jogos de Inverno – que serão realizados de 7 a 23 de fevereiro, na Rússia – a Avaya vai instalar uma rede de comunicação colaborativa robusta e segura, que permita o acesso aos conteúdos do evento a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Para garantir todo esse acesso – a estimativa é que o evento conte com cerca de 120 mil dispositivos móveis conectados à sua rede – Sochi 2014 terá mais de dois mil pontos de acesso para WiFi, distribuídos por 26 instalações esportivas.

Com expectativa de receber mais de 75 mil visitantes no Parque Olímpico e atingir cerca de três bilhões de telespectadores por dia, os Jogos de Inverno Sochi 2014 serão realizados em dois grupos – um que ficará nas montanhas e outro no litoral. Por esse motivo, uma série de espaços está sendo construída para abrigar as competições: o Domo de Gelo Bolshoi, o "Primeiro" Estádio Olímpico, o Centro de Curling – Cubo de Gelo, o Centro de Sliding de Sanki, o Complexo Laura de Biatlo e Esqui, entre outros.

A rede deverá proporcionar conectividade contínua em todas as instalações esportivas, oferecendo capacidade adicional de forma rápida e simples, especialmente desenhado para lidar com picos de tráfego de dados, conforme o aumento de audiência nos eventos principais.

Um dos grandes diferenciais dessa edição dos Jogos de Inverno, segundo seus organizadores, será o uso massivo do vídeo streaming em dispositivos móveis, como celulares e tablets – uma demanda sem precedentes na rede, exigindo uma infraestrutura segura e robusta que seja capaz de transportar grandes quantidades de dados, identificando (e concedendo acesso) a uma enorme gama de diferentes grupos de usuários. Pela primeira vez, os Jogos combinarão vídeo com voz e dados em uma única rede baseada em IP.

Parcerias

Para atender a toda essa demanda, o Comitê Organizador de Sochi lançou uma proposta para encontrar um parceiro com experiência nos Jogos de Inverno. A Avaya foi escolhida por ter uma longa história de parceria com o evento, e ter ajudado a evoluir e inovar a hospedagem, as operações e a experiência dos fãs durante muitos anos. Em 2010, por exemplo, a empresa foi responsável por construir a primeira solução IP convergente de voz, dados e rede de vídeo, que é o padrão para os Jogos atuais.

Para Sochi 2014, a solução deve encontrar um equilíbrio entre o uso da mais recente tecnologia e a disponibilidade de tempo suficiente para testá-la. O projeto foi finalizado em 2010, bem antes da realização dos Jogos, com o teste em eventos já bem encaminhados. Para garantir a qualidade da rede, noventa dias antes do início dos Jogos foi realizado o primeiro ensaio técnico geral, com falhas induzidas e provas de estresse.

Uma solução virtualizada

Outro diferencial dessa edição é que ela será a primeira na qual o acesso à rede será em grande parte sem fio e não por cabo. Para isso, a solução usada será a Avaya Virtual Enterprise Network Architecture (VENA), na qual será executada o Avaya Virtual Services Platform 9000, uma plataforma de hardware, que proporciona os mais altos níveis de performance, escalabilidade e confiabilidade. Além disso, Sochi 2014 serão os primeiros Jogos a contar com a tecnologia inovadora Fabric Connect da Avaya, que transforma toda a rede em um ambiente mais ágil com configuração, gerenciamento e gestão facilitados.

A solução simplifica a complexidade da rede, eliminando a necessidade de configurar múltiplos pontos. O provisionamento simples do ponto final é feito onde a aplicação se une com a rede, enquanto todos os pontos intermediários são automaticamente provisionados por meio de um protocolo robusto de ligação, permitindo que o Comitê Organizador de Sochi seja capaz de ativar novos serviços ou ajustar a capacidade da rede durante picos de demanda, por exemplo, o final de Hóquei no Gelo Masculino ou a corrida pela medalha de ouro no Esqui Downhill.

BYOD

Com o advento do BYOD (Traga seu próprio dispositivo), o Comitê organizador percebeu que para garantir a qualidade do serviço é necessário atribuir certos dispositivos e certos usuários para classes de serviço específicas. Isto irá proteger a qualidade da banda e prevenir violações de segurança. O Avaya Identity Engines será usado para atribuir direitos de acesso à rede e permissões com base nas credenciais dos usuários (mídia, atletas, oficiais do COI). Os usuários serão então colocados de forma segura na rede de virtualização apropriada com o nível de serviço pré-determinado.

Para auxiliar a conectividade, haverá uma ampla conexão sem fio interior e exterior, tanto no grupo da montanha como no grupo do litoral, que será ativada pela introdução da Wireless LAN 8100 Series, uma solução de rede sem fio altamente escalável e segura, que incorpora o mais recente modelo 802.11n wireless.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial