A implantação de um CRM basta para criar uma cultura de vendas consultivas na empresa?

0

Para que as empresas possam pensar em implantar estratégias mais arrojadas, inclusive em relação à gestão de pessoas, primeiramente elas têm que ser lucrativas. Sem dinheiro não existe empresa e nem empregos. Na tentativa de melhorar seu resultado de vendas, melhorar a lucratividade, manter os clientes satisfeitos e leais à empresa, muitas organizações procuram adotar um sistema que as apoie nesta iniciativa.

Uma iniciativa comum para alavancar os resultados é a busca e implementação de um bom sistema CRM – Customer Relationship Management -, acompanhado de treinamento para o uso da ferramenta. Mas muitas vezes, isto não é o suficiente para alcançar os resultados esperados. O que falta nestes casos?

Em muitos livros, podemos verificar que uma cultura voltada para o cliente implica em ter vendedores capacitados a entender profundamente as necessidades dos clientes, perceber que em toda a organização há sempre um esforço extra para satisfazer o cliente e ter um "staff" bem treinado para ser colocado frente ao cliente. Além disto, a satisfação dos clientes permeia continuamente a melhoria dos processos.

Isto facilita a lealdade e retenção, permitindo que a empresa rapidamente atenda às necessidades dos clientes. Para essa mudança cultural acontecer, tem que haver um extenso programa de gerenciamento desta iniciativa – uma boa gestão da mudança. Todos devem estar alinhados e entender aonde a empresa quer chegar, qual sua visão de futuro.

É importante existir um bom planejamento de ações de comunicação e de treinamento em vendas consultivas e na nova ferramenta, além de um extensivo programa de apoio aos líderes, por meio de mentoria e coaching para que estes conduzam esta mudança e sejam exemplos de compromisso, de um novo modelo de gestão, mostrando onde querem e precisam chegar.

Além disto, uma abordagem estruturada de acompanhamento da prontidão para a mudança (ou seja, o quanto as pessoas entendem os benefícios e objetivos da mudança e o quanto elas estão preparadas para adotar esta mudança), é útil para corrigir as ações e aumentar as chances pela adoção do novo processo e sistema.

Novos modelos de comportamento devem ser perseguidos, não só na força de vendas, mas em toda empresa. Os processos, metas e bonificações devem estar alinhados. Todos devem entender que os resultados dependem de cada área, que as informações geradas pelo novo sistema servirão, principalmente, para guiar a empresa em suas decisões e estratégias.

Myrthes Weber Lutke, diretora da Dextera Consultoria. Tem formação em Coaching Senior pelo ICI (reconhecido pelo ICF) e Biografia Humana (reconhecido pelo Goetheanum) pela Escola Livre de Estudos Biográficos. Experiência com atendimento a altos executivos e profissionais liberais e atuação em projetos de mudança na Gestão de Stakeholders. Anteriormente atuou como executiva nas áreas de TI, Marketing e Comercial. É membro do ICF (International Coaching Federation).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.