Mapeamento da Internet é trunfo para estratégia empresarial

0

Você tem ideia de quantos sites brasileiros existem na Internet? Quantos são e-commerces e quais os meios de pagamento mais utilizados? Ou qual o número de blogs existentes, a periodicidade de postagem e as categorias mais acessadas? Podemos enxergar a web como um grande mar de dados não estruturados, dentro do qual residem as respostas para essas perguntas e muitas outras que ainda nem pensamos. Ela é, portanto, um exemplo de Big Data.

Lidar com essas informações não estruturadas, que estão constantemente mudando e que vêm de fontes diversas, é o objetivo das técnicas e tecnologias relacionadas com Big Data. São justamente essas tecnologias que nos permitem construir processos para capturar todo esse conteúdo e transformá-lo em informações úteis, seja sob a forma de relatórios, estatísticas, ou simples respostas para as perguntas. Conseguimos hoje extrair o máximo desse mar de elementos soltos para construir respostas a essas e outras perguntas mais.

As ferramentas de análise da web existentes focam nos elementos de navegação e tráfego: como se comportam os visitantes do seu site, como eles se movimentam, o que eles fazem, qual o perfil sócio-demográfico deles, e assim por diante. Isso, no entanto, é só metade da imagem. É necessário também olhar para a concorrência, ver o que ela está fazendo, quais novidades está trazendo, e como isso está afetando os indicadores. É essa outra parte da imagem que um mapeamento profundo da Internet é capaz de oferecer.     

Um levantamento único e detalhado da Internet brasileira, com mais de 4 petabytes de informações e 100 bilhões de páginas visitadas, aponta, por exemplo, que existem cerca de 3,5 milhões de sites nacionais, dos quais 2,2 milhões estão ativos. As lojas virtuais representam 18% dos sites em atividade, número que equivale a aproximadamente 400 mil lojas. Destas, 40% são hospedadas no exterior. No total, 20% dos sites brasileiros estão registrados em outros países.

Estes dados são apenas uma amostra do que é possível de ser extraído da Internet utilizando-se as técnicas de Big Data. Elas já foram adotadas por diversas grandes empresas e representam uma vantagem fundamental, pois iluminam um mercado sobre o qual se tem muito pouca visibilidade. É um recurso que apresenta novas oportunidades de negócios e informações valiosas para serem analisadas por gestores, tomadores de decisão e profissionais de marketing.

Thoran Rodrigues,  CEO da BigData Corp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.