Plataforma de mídia social e crowdfunding muda a paisagem urbana de Bogotá

0

Bogotá, capital da Colômbia, é a primeira cidade a executar projeto sob o conceito do My Ideal City, solução de mídia social interativa e plataforma de planejamento urbano criada pela  Prodigy Network, especializada em crowdfunding (financiamento coletivo) imobiliário. Com sede em Nova York (EUA), a empresa conecta uma rede internacional de investidores individuais e institucionais com oportunidades para investir em projetos inspiradores.

Descrito como "a solução sobre como integrar a tecnologia na definição e financiamento de futuras cidades", o My Ideal City já captou mais de 3,4 mil ideias de crowdsourcing (informações oriundas de grupos via mídia social) e envolveu 110 mil pessoas do mundo inteiro na comunidade online.

O modelo recebe inscrição de ideias relacionadas com educação, cultura, ambiente, participação cívica, urbanização, transporte e comércio. Quando escolhidas, as ideias para as cidades são financiadas coletivamente por investidores. Todos os projetos devem contribuir para melhorar a infraestrutura da cidade e criar uma melhor qualidade de vida para os moradores.

Segundo Rodrigo Nino, CEO e fundador da Prodigy Network, esta é a primeira iniciativa desse tipo na área urbana. "As metas do My Ideal City vão muito além dos limites da cidade de Bogotá e inspiram a discussão global das necessidades e desejos da próxima geração de moradores urbanos, recrutando os principais líderes pensantes da indústria para ajudar a criar e construir a cidade do futuro, construída pelas pessoas de hoje", diz Nino.

A arte em grafite para revitalização e embelezamento das ruas, é um dos primeiras projetos a ser executados em Bogotá. A ação originou-se de uma das ideias enviadas, que inspirou um concurso online de fotografias para escolha do grafite favorito para aprimoramento urbano. Posteriormente, o público e o júri do projeto My Ideal City escolheram quatro grafiteiros, para que apresentassem seu trabalho na cidade. A ação teve ajuda dos artistas urbanos Rafael Esquer, do México, El Pez, da Espanha, e DJLu, da Colômbia.

Outras ideias destacadas para a capital colombiana são o desenvolvimento do aplicativo ideal para Bogotá, com a participação do público na decisão sobre qual o melhor app para os cidadãos da cidade, e o Circo Urbano, projeto que reunirá os melhores artistas de rua para fazer o primeiro circo urbano da capital.

O curador do My Ideal City Gary Hack, planejador urbano americano responsável pelo plano magistral do World Trade Center e pela recuperação das docas em Manhattan (agora West Side Highway Park), considera a iniciativa do My Ideal City como uma solução ideal para os problemas enfrentados atualmente por cidades em todo o mundo.

"My Ideal City traz a criatividade das massas, a ingenuidade das multidões e a dedicação da Prodigy Network para criar mudanças, uma cidade de cada vez", diz Hack.

Emilio Borrella, CEO da empresa imobiliária BD Promotores Colombia, ressalta que o My Ideal City dá ao cidadão comum uma voz para expressar suas ideias de desenvolvimento urbano com o suporte de especialistas e líderes no assunto.

A BD Promotores Colombia patrocinou ação de revitalização que, por meio do modelo de financiamento coletivo da Prodigy Network, atraiu 3,5 mil investidores e levantou mais de US$ 240 milhões para financiar o maior arranha-céu da Colômbia, o BD Bacata. Foi neste projeto que nasceram os fundamentos do My Ideal City, segundo a Prodigy Network.

O projeto My Ideal City foi apresentado recentemente no TED Global em Edinburgh, Escócia, e no Aedes Architecture Forum em Berlim, Alemanha, na exibição "Bottom Up Urbanism to Design the City of the Future" , ou Urbanismo de base para o projeto da cidade do futuro (veja vídeo abaixo.)

[vimeo 70857495 w=468]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.