Cresce envolvimento pessoal de altos executivos com estratégias digitais

0

Executivos que ocupam altos cargos (C-Level) estão intensificando seu próprio envolvimento na formação e condução de estratégias digitais, à medida que suas empresas investem em ferramentas e tecnologias e aumentam o engajamento com clientes. É o que aponta pesquisa sobre tendências digitais no ambiente empresarial realizada pela McKinsey junto a cerca de 850 profissionais de todo o mundo, inclusive do Brasil.

O estudo revela que 31% dos respondentes afirmam que seus CEOs (chief executive officers) patrocinam pessoalmente essas iniciativas, contra 23% que disseram o mesmo em 2012 (veja quadro.)

Esse crescimento, na avaliação dos pesquisadores, ilustra tanto a importância dos novos programas digitais para o desempenho das empresas quanto o fato de que, em muitas organizações, o CEO ainda é o único executivo com delegação e capacidade para conduzir programas transversais.

Um dado interessante observado pelos pesquisadores é que 30% dos entrevistados relatam a existência de um executivo digital (chief digital officer, ou CDO) na equipe de executivos de suas organizações, muitos com responsabilidades transversais para todas as iniciativas digitais.

Os analistas da McKinsey enxergam isso como um sinal da consciência generalizada de que as iniciativas digitais são importantes para os negócios. Eles destacam, como sinal de que este novo cargo cria valor para as empresas, o fato de que os entrevistados cujas organizações contam com um CDO evoluíram mais que os demais em em sua visão sobre o digital.

O estudo constata que os executivos se mantêm otimistas quanto a negócios digitais, com 65% revelando a expectativa de que tais tendências irão aumentar o lucro operacional de suas empresas ao longo dos próximos três anos. Entre os CEOs, mais de um em cada cinco acreditam que o lucro oriundo do "digital" irá crescer em mais de 30% no prazo de três anos .

Embora os dados indiquem que as empresas irão gastar mais em projetos digitais, em comparação com o ano passado, apenas cerca de um terço dos executivos consideram que suas empresas gastam a quantia adequada nessa área. O estudo conclui que, de uma forma geral, as empresas estão tornando marketing digital e engajamento do cliente uma alta prioridade estratégica, mas ainda há um longo caminho a percorrer. 

Nível de apoio e engajamento em iniciativas corporativas digitais

(% de respondentes, por cargo, 2013)

Cargo

Apoio + patrocínio

Apoio + engajamento

Apoio + sem engajamento

CEO

31%

24%

27%

CIO

26

37

10

CMO

26

28

16

Diretores

14

11

33

CFO

13

24

33

Fonte: McKinsey, Out/13

 Image courtesy of noomhh at FreeDigitalPhotos.net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.