Estudo diz que Whatsapp é usado por 95% das pessoas como ferramenta para trabalho remoto no Brasil

0

Com um número crescente de profissionais ficando fora do escritório por pelo menos uma parte do tempo, o uso de ferramentas que possibilitam o trabalho remoto aumentou radicalmente. De fato, 86% dos trabalhadores no mundo todo utilizam pelo menos uma ferramenta durante o mês que os auxiliam ao passar o dia longe da empresa, de acordo com uma pesquisa global feita pela Regus – empresa de aluguel de espaços de trabalho – com 44 mil executivos que utilizam os escritórios da empresa pelo mundo.

A pesquisa destacou que 85% dos entrevistados acreditam que a necessidade está levando as empresas, no mundo, a adotarem aplicativos que permitem fácil acesso às ferramentas do escritório a partir de qualquer lugar. Uma vez que são fornecidos os meios para o trabalho remoto, os funcionários concordam que quem está fora do escritório tem que estar preparado para utilizar ferramentas de controle de média de atividades (72%) e de produtividade (73%).

As ferramentas online estão ajudando a aliviar um pouco um dos problemas tradicionalmente associados a trabalho remoto: o armazenamento e compartilhamento de documentos. No mundo, o Dropbox domina a preferência das pessoas (56%). Já no Brasil, o serviço divide as preferências com o Google Drive, cada um mencionado por 63% dos participantes da pesquisa.

Outro desafio que profissionais remotos enfrentam é o de ficarem "esquecidos" quando não estão no escritório. Ferramentas de mensagens instantâneas e VoIP estão revolucionando a forma como os trabalhadores se comunicam e demonstram que estão disponíveis e conectados. O app mais utilizado pelos brasileiros é o Whatsapp (95%), seguido pelo Skype (81%) e pelo Facebook Messenger (68%).

"As ferramentas online estão ajudando a superar alguns dos obstáculos tradicionalmente associados com o trabalho remoto. A tecnologia faz a ponte entre o funcionário e a empresa. É importante mostrar como os funcionários podem ser totalmente operacionais, mesmo quando não estão no escritório e, de fato, eles podem economizar o tempo gasto na viagem para o escritório ou para e de reuniões, e aumentar a produtividade", afirma Otávio Cavalcanti, diretor da Regus.