TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tour de France usa big data para analisar performance dos ciclistas

Postado em: 12/08/2015, às 19:35 por Redação

No começo deste mês, a Dimension Data, parceiro tecnológico oficial da Amaury Sport Organisation (ASO), anunciou que concluiu as análises de big data e da plataforma de distribuição digital, a partir da qual a empresa fornecerá informações em tempo real sobre cada competidor do Le Tour de France pela primeira vez na história da corrida. Esta inovação foi possível devido a parceria da entidade com os 22 times de ciclistas participantes.

Os espectadores de todo o mundo puderam seguir os competidores  em tempo real. Além disso, eles puderam saber a velocidade de cada ciclista, onde ele estava posicionado na corrida e a distância entre cada competidor – tudo via um website beta de acompanhamento ao vivo.

Le Tour de France

Os competidores geraram 42 mil pontos geospaciais e 75 milhões de leituras GPS. Além disso, o acompanhamento pelo website foi construído para suportar 17 milhões de visitantes e duas mil acessos web por segundo. Dados sobre os competidores são processados na plataforma de nuvem da Dimension Data em cinco continentes gerando alguns terabytes de informações simultaneamente.

Trabalho de análise

O acompanhamento dos competidores e a captura de dados são gerenciados pela Euro Media fornecedor da ASO; cada piloto é equipado com um rastreador localizado embaixo do banco da bicicleta; os rastreadores comunicam-se uns com os outros e também com os carros da equipe criando assim uma malha de rede. os dados são transmitidos a partir dos carros para o helicóptero da equipe organizadora;  helicóptero, em seguida, retransmite os dados para o caminhão da Euro Media na zona técnica da prova situada no final da etapa.

A Dimension Data recebe os dados fornecidos pelo componente de transmissão, realiza a limpeza e análise desses dados, e disponibiliza estas informações como um fluxo de dados em tempo real mantendo-as em histórico.

Brett Dawson, CEO da Dimension Data, diz,  que "nós estamos trazendo um novo nível de capacidade técnica para o Tour de France em áreas que irão transformar o cenário de tecnologia. Isto inclui Internet of Everything (IoE), Análises de Big Data em tempo real, Infraestrutura de Nuvem Elástica, plataformas digitais, tecnologias de colaboração avançada e agilidade nas práticas de desenvolvimento. Nosso time analítico em solo está processando atualmente entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de registros por etapa da competição".

A partir de 2016 até os próximos quatro anos, a ASO e a Dimension Data irão trabalhar m estreita colaboração para expandir e melhorar a plataforma para entregar uma gama de experiências inovadoras para o esporte.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial