Dicas para aumentar a taxa de abertura em suas ações de e-mail marketing

0

O sucesso de sua estratégia não depende, necessariamente, da quantidade de e-mails em sua lista, mas da qualidade dela, já que para obter as conversões desejadas é necessário que estes e-mails interajam em sua ação.

A taxa de abertura é um dos principais indicadores para medir a qualidade da estratégia adotada, já que em grande parte dos casos os e-mails não são abertos por ineficiência na abordagem ou por não chegarem ao destinatário devido às regras de spam dos provedores.

Separamos algumas dicas para ajudá-lo a planejar melhor sua estratégia e aumentar a taxa de abertura em suas ações e-mail marketing. Confira!

Determine a frequência para seus disparos

Você já considerou a importância de planejar horários e também a frequência dos envios? Cada uma destas definições contribui para alcançar um objetivo específico, mas todos são relevantes para o aumento da taxa de abertura.

Definir o horário, por exemplo, impacta diretamente nos resultados a curto prazo. Isto se deve ao fato de realizar os disparos em momentos que o usuário está mais propenso a ler o conteúdo que recebe em sua caixa de entrada. Já a frequência impacta a longo prazo. O motivo é que disparos excessivos irritam os clientes, ocasionando o pedido de descadastramento da lista (opt-out) e até mesmo o reporte do seu conteúdo como spam. O inverso também é prejudicial, já que você pode cair no esquecimento de sua audiência. Isto impacta diretamente na quantidade de e-mails em sua lista e, consequentemente, na abertura dos e-mails.

Crie assuntos atraentes

O assunto é um dos principais responsáveis pela abertura dos e-mails. Ele é o primeiro contato do seu público com o que pretende abordar e, caso não seja atraente o bastante, a probabilidade de ser encaminhado à lixeira antes da leitura é muito grande.

Teste diferentes assuntos e abordagens para identificar qual apresenta melhor performance. A criatividade pode ser um fator decisivo, por isto defina o posicionamento e objetivos de sua estratégia para desenvolver assuntos chamativos.

 Evite palavras e expressões negativas para que seu e-mail não seja considerado spam

Seja no assunto ou no conteúdo, algumas palavras devem ser evitadas em suas ações de e-mail marketing. Muitos provedores fazem uma filtragem inicial para identificar palavras geralmente utilizadas por spammers. Conhecendo e evitando o uso dessas palavras, as chances da sua mensagem chegar à caixa de entrada do destinatário, são bem maiores. Para conhecer essas palavras, confira o nosso manual de palavras e expressões negativas.

Invista em recursos de personalização

Personalizar ajuda a humanizar sua comunicação com o cliente. Substitua o endereço de remetente genérico, como "contato@minhaempresa.com.br", por um contato personificado, como "joao@minhaempresa.com.br", além de estreitar a relação com o cliente, passa mais credibilidade e, consequentemente, favorece a abertura da mensagem. Outra estratégia de personalização muito positiva é inserir o nome do cliente no assunto. Exemplo; "Melissa, conheça nosso novo produto." 

Não se esqueça que o sucesso de sua campanha depende da definição de objetivos, estratégia, conteúdo e da sua lista de e-mails, que deve prezar mais a qualidade que a quantidade (sempre!).

Vagner Pereira, coordenador de Marketing da Akna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.