Instagram anuncia recurso de envio de imagens por mensagem direta

0

Em anúncio global, o Instagram apresentou nesta quinta-feira, 12, o Direct, um novo recurso de mensagens diretas com imagens no próprio aplicativo, inicialmente para iOS e Android. Segundo a empresa, comprada pelo Facebook em 2012 por US$ 1 bilhão, a ideia não é competir com o próprio Facebook Messenger ou apps como WhatsApp e WeChat, mas proporcionar uma nova forma de compartilhar fotos e vídeos para um único contato ou um grupo restrito de pessoas.

O aplicativo atualizado com o Direct já está disponível na App Store para iPhone e na Google Play. Segundo a assessoria do Facebook no Brasil, não há previsão exata de quando o recurso chegará ao Windows Phone, ficando apenas "para algum momento dos próximos meses". O BlackBerry OS continua negligenciado pela rede social.

Em coletiva em São Paulo, a gerente de comunidades do Instagram, Bailey Richardson, afirmou que considera que não haverá canibalização com o Facebook. "Acho que os produtos são bem diferentes, embora eu os utilize de forma igual", afirmou. Segundo ela, a ideia é poder compartilhar momentos de maneira mais fácil do que apenas com texto. "O foco é que muita gente vê algo e pensa em outra pessoa, e aí compartilha. É a habilidade de conectar naquela forma (via a imagem)", explica.

Ao contrário do Twitter, não é preciso seguir alguém para trocar mensagens: o recurso permite o envio das DMs para quem quiser, embora seja necessária a aprovação da pessoa que recebeu. Se quiser seguir o outro usuário, continua sendo necessário ir ao perfil e solicitar a permissão. Para prevenir spam, há também uma equipe que avalia as práticas e monitora o mau comportamento.

O Direct permite também a conversa para até 15 pessoas e mostra, em tempo real, quem curtiu e quem postou um comentário. Entretanto, não é possível responder com outras imagens nessa conversa em grupo.

Números

Durante a apresentação da novidade, o Instagram divulgou alguns números do aplicativo. São 150 milhões de usuários e o Brasil está entre os cinco maiores mercados. Por dia são compartilhadas 16 bilhões de fotos, com 1,2 bilhão de "curtidas". Quando implantou a função de postagem de vídeos em junho, a rede social registrou 5 milhões de vídeos nas primeiras 24 horas.  

Os momentos mais registrados entre os brasileiros no Instagram em 2013 foram a visita do Papa Francisco ao Brasil, a Copa das Confederações, a Fórmula 1 e os protestos nas ruas. Para 2014, a empresa pretende "reforçar a presença entre os brasileiros", expandindo as operações no País e contratando funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.