O que fazer com os contatos gerados na web?

0

Foi-se o tempo em que as pessoas compravam um jornal para procurar o imóvel dos seus sonhos. Num país onde há mais de 90 milhões de internautas, segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela NetView, da Nielsen Ibope, não é exagero dizer que praticamente todo mundo resolve problemas e toma importantes decisões na frente da tela do computador ou na palma da mão, com seu smartphone.

Nesse sentido, para se ter uma ideia, o Brasil atingiu o mesmo patamar dos Estados Unidos com relação às tendências de busca de imóveis pela web, e cada vez mais as pessoas preferem realizar suas pesquisas usando os portais especializados. A questão é saber se as imobiliárias estão preparadas para lidar com essa mudança de comportamento e o novo momento do mercado, e mais, criar um bom relacionamento com os clientes.

É exatamente nesse ponto que o texto "4 mitos da linha de geração de leads imobiliário", escrito por Amy Chorew, vice-presidente da Better Homes and Gardens Real Estate LLC, portal imobiliário canadense, esclarece alguns pontos e destaca algumas dicas para atender bem um cliente virtual:

1. O que importa é gerar leads, não administrá-los. Falso. Porque não importa quantos contatos sejam gerados se estiverem mal administrados;
2. As respostas automáticas substituem a chamada telefônica. Falso. Mesmo sendo um bom instrumento, as respostas automáticas são apenas um complemento da interação humana;

3. A maioria dos leads gerados são inúteis. Falso. Isso é algo que só poderia pensar alguém com uma visão de curto prazo. A metade dos leads não se transformam em clientes antes de passados 12 e 24 meses do primeiro contato;

4. Os vendedores sabem automaticamente como transformar um lead em uma operação. Falso. É necessário ferramentas, investigação e prática para poder fazê-lo.

Aqui no Brasil, circulam mitos parecidos aos descritos por Amy e igualmente falsos. Por isso, muitas imobiliárias não dão a devida importância ao seu prospecto virtual para dar o pontapé inicial, que pode resultar numa relação comercial bem-sucedida. A maioria delas se desanima em função da baixa expectativa de fechamento de operações imediatas.

Para mim, as chaves para atender bem a um cliente virtual são:

1. Sempre responder ao que o cliente pergunta o mais breve possível e pelo canal sugerido por ele. Responda pessoalmente e evite respostas automáticas. Procure gerar uma relação de confiança. Sempre é preciso estar na mente do vendedor a ideia de um encontro pessoal com o cliente. Um cliente atendido é um cliente fidelizado;

2. Todos os leads podem servir, por isso, é preciso registrar o cliente corretamente em um CRM e certificar-se de que a imobiliária se preocupe em manter um contato fluente com este cliente, enviando-lhe regularmente informação sobre novos lançamentos, oportunidades ou dados do mercado;

3. Os leads de Real Estate não se transformam a curto prazo, por isso é preciso ser muito consistente nas estratégias de atenção;

4. Nem todos os vendedores imobiliários estão adaptados a esta nova realidade do mercado. Ele, geralmente, ganha comissão pelas suas vendas, por isso, não se pode dar ao luxo de projetar a longo prazo se não tem resolvida a questão dos seus ingressos correntes.

Por outro lado, as empresas imobiliárias deveriam investir em todos (ou na maioria) dos seguintes itens:

a. Sucursal virtual especializada em atenção de leads online;

b. Capacitação de seus vendedores para o uso de ferramentas tecnológicas que lhes permitam atender a mais clientes de maneira eficiente;

c. Salários base para a equipe comercial para que o vendedor possa ver além da operação que necessita fechar neste mês e que permita à imobiliária controlar melhor o processo de venda de cada agente.

O fato é que a internet facilita as buscas por um novo imóvel e permite hoje o contato com um número bem maior de vendedores. Vivemos hoje em um mundo totalmente conectado, portanto é fundamental se atualizar com as últimas tendências. E atender aos leads adequadamente pode significar estar um passo à frente.

Renato Orfaly, fundador do site Imoveldoproprietario.com.br e hoje é country manager da Properati no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.