Caminhos para o sucesso no setor de Facilities Management

0

Seja qual for o setor de atuação de uma empresa, saber gerir e manter uma relação satisfatória com o cliente é uma habilidade fundamental, sobretudo em uma economia competitiva. Por um lado, a comoditização cada vez mais rápida de produtos abrange todas as indústrias e, por outro, os compradores estão mais bem informados e exigentes, demandando mais valor agregado pelo mesmo custo. Embora construir e manter relações fortes com os clientes não seja uma tarefa fácil, falhas por parte dos fornecedores dificultam ainda mais as transações, como falta de informação sobre as necessidades dos clientes e de como os produtos e/ou serviços do fornecedor podem supri-las, suporte insuficiente, e atendimento pouco responsivo.

Nesse sentido, estudos recentes revelam que manter bons relacionamentos com os compradores é uma grande deficiência do setor de Facilities Management, sobretudo quando comparado com outras indústrias. As principais causas apontam pelo baixo entendimento sobre os negócios e as demandas dos clientes e falta de proatividade. Ainda assim, é papel do fornecedor tomar a iniciativa de mudar essa situação. Embora exijam investimento, algumas ações têm eficácia comprovada, promovendo o desenvolvimento das relações, o aumento da base de clientes leais e, consequentemente, a duração dos contratos e a venda de serviços adicionais. Ademais, clientes satisfeitos são as melhores fontes de referência para transformar novos prospects em leads.

Em primeiro lugar, é preciso ouvir o cliente. Fornecedores que conduzem pesquisas de satisfação consistentes e regulares alcançam, em média, um desempenho 56% melhor no quesito lealdade. O feedback obtido revela demandas específicas de cada cliente e problemas mais generalizados sobre a performance da corporação, fornecendo insights fundamentados sobre quais são e como corrigir as deficiências. O objetivo final deve ser assegurar a continuidade da percepção positiva dos já satisfeitos e a conversão da opinião dos indiferentes e insatisfeitos.

Em segundo, é importante avaliar o funcionamento do atual sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Atualmente, os compradores demandam fácil e contínua comunicação com o staff operacional. Comparado com outros setores industriais, o setor de FM tem poucos gerentes para muitas contas. Fornecedores deveriam investir em melhores sistemas de gestão, mais pessoal e treinamentos para atendimento focado no cliente, seguido de constantes follow-ups.

Em terceiro lugar, é fundamental capacitar melhor as equipes de venda. O maior problema identificado não é a qualidade da expertise dos representantes comerciais, mas a falta de habilidade em compreender as necessidades e motivações específicas de cada cliente, bem como em demonstrar esta compreensão em propostas objetivas. Fornecedores de FM precisam estabelecer canais e processos estruturados para desenvolver maior engajamento com clientes e acolher suas demandas.

Em quarto, a proatividade é um diferencial muito valorizado. Além de ter as necessidades de seu negócio compreendidas, compradores esperam que seus fornecedores apresentem ideias originais e soluções inovadores para seus problemas. Aliás, a expectativa é que o fornecedor seja capaz de antecipar eventuais dificuldades e de desenvolver respostas adequadas antes mesmo que estas se manifestem.

Finalmente, pesquisas revelam que os compradores esperam apoio e suporte de seus fornecedores para se manterem informados sobre novas tecnologias e novos desdobramentos da indústria.  Produzir e divulgar conteúdo de qualidade nos canais relevantes para o seu cliente, promover webinars e workshops, enviar relatórios periodicamente – tais ações evidenciam a experiência e conhecimento do fornecedor, bem como sua preocupação em manter o cliente bem informado e atualizado.

O grande incentivo para implementar essas ações e melhorar o relacionamento com clientes é o fato comprovado de que clientes satisfeitos e leais compram mais serviços adicionais e têm contratos de 4 a 5 anos mais longos, além de indicarem seus fornecedores para outros potenciais compradores.

Este é o segundo artigo sobre o tema,

Nílian Silva, analista de Mercado na ASM. Trabalhou como pesquisadora no CEBRAP, analista política na Tendências Consultoria e analista de pesquisa de mercado no Ibope Inteligência. Cientista social graduada pela USP, com especialização em Gestão de Marketing pela FGV, Ciência Política pela University of Notre Dame (EUA) e Economia e Mídia Global pela University of Stockholm (Suécia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.