Lançado no Brasil robô-advogado que fala com cliente

0

Os robôs-advogados já são uma realidade no Brasil, mas agora chega ao mercado um assistente de inteligência artificial diferenciado: o Robô de Atendimento – BOT – que pode se comunicar com os clientes de escritórios de advocacia não apenas na forma escrita, mas também por voz  em português. A tecnologia, já conhecida em outros países, é inédita no país graças ao Voice Gateway API, desenvolvido pela IBM, que permite que o BOT fale corretamente o português brasileiro.

Nos escritórios de advocacia, o novo assistente de inteligência artificial é capaz de atender e responder 70% da comunicação dos clientes por meio de telefone, e-mail, chat e redes sociais, com eficiência e rapidez, considerando as mudanças de comportamento da sociedade. Ele está apto para fazer o primeiro atendimento com um cliente, marcar reuniões, dar informações processuais e responder questões diversas, de acordo com a especialidade da banca.  Isto significa liberar o tempo de advogados e funcionários para o verdadeiro propósito da advocacia: analisar processos, gerar novas teses, desenvolver conceitos e crescer.

Lara Selem, sócia da Selem Bertozzi Consultoria, empresa paranaense desenvolvedora do robô, que é especializada no mercado jurídico, destaca que é preciso adequar o uso do BOT ao perfil dos clientes de cada escritório. "Estamos adicionando uma expertise de 19 anos em Gestão Legal a mais avançada inteligência artificial do mundo que é o IBM Watson,  por meio do IBM Voice Gateway, que faz a integração aos sistemas telefônicos e serviços de atendimento. Assim temos soluções omnichannel – telefone, internet, rede sociais – e em português do Brasil. Mas não se trata de apenas colocar um assistente robótico, assim simplesmente não funciona. É fundamental conhecer a linguagem dos clientes do escritório e como usar a tecnologia estrategicamente", explica.

A vantagem de se possuir esse tipo de tecnologia no escritório é que se constrói uma verdadeira identidade de atendimento, uma vez que o assistente é treinado pelos sócios do escritório; além de eliminar linhas telefônicas ocupadas e potencializar a comunicação via redes sociais. O BOT também é capaz de gerar relatórios estatísticos para tomadas de decisão com foco na atração de clientes, mapeamento das profissões e criação de estratégias inovadoras de marketing jurídico.

De acordo com Rodrigo Bertozzi, o outro sócio e líder nas pesquisas de cognição na empresa, muitas bancas de advocacia terão agora mais oportunidades de ampliar seu catálogo de clientes ao invés de 'marcar passo' com serviços mecânicos e nem sempre eficazes.

"A maioria dos escritórios que atua na área de pessoa física e sindical sonha em oferecer um atendimento de excelência desde a primeira ligação ou informação processual. Agora isso é perfeitamente possível com a tecnologia de cognição, pois quem vai 'ensinar' e moldar o robô virtual a seu modo serão os próprios advogados, com a bagagem, experiência e requisitos que só eles possuem", diz Bertozzi, que complementa: "Quanto mais intenso for o treinamento dos advogados com o BOT melhor será o diálogo dele com os clientes do escritório e mais a fundo ele poderá resolver questões que antes só um ser humano conseguiria. Isso porque além das habilidades do IBM Watson, o assistente virtual BOT recebe a expertise da equipe Selem Bertozzi, somada à experiências da própria equipe de advogados do escritório", conclui o especialista em tecnologia de cognição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.