Inove ou morra tentando

0

Nos últimos anos vimos surgir milhares de startups com grandes ideias que podem revolucionar grandes mercados, derrubando o domínio de algumas empresas tradicionais. No nosso cenário atual, a facilidade de se obter informações permitiu que pessoas em diferentes lugares do mundo pudessem criar negócios disruptivos, com um baixo investimento inicial.

O consumidor está muito mais disposto a experimentar novidades, por isso não são necessários milhões de reais em anúncios de TV para que o produto chegue em milhares de pessoas, muitas vezes ao redor do mundo. Um bom exemplo disso é o Whatsapp e o Instagram, considerados grandes canais de divulgação, que já estão sendo utilizados por muitas empresas como ferramentas para disseminar seus produtos atingindo o público conectado sem precisar gastar nada em publicidade.

As pessoas mudaram seus hábitos e estão cada vez mais conectadas com uma imensidão de opções para escolher. Esse movimento tem favorecido muito o surgimento de competidores até então invisíveis, como o Google, que passará a competir diretamente com a Fiat e outras montadoras. Outro exemplo, é o Airbnb, que já vale mais que a maior rede de hotéis do planeta, o Hilton.

Mas a grande questão é: por que as startups conseguem se antever às mudanças e tendências com mais facilidade que as empresas tradicionais? A primeira coisa que percebi é que esses empreendedores focam em nichos de mercado e tentam resolver um problema muito específico. Aqui na Samba, por exemplo, usamos a estratégia de Pinos de Boliche, que nada mais é que focar em um pino (mercado) de cada vez e tentar dominá-lo até que esse pino caia e derrube os outros. É uma analogia, claro. O foco é ir em grandes players, geralmente no maior, e conquistar os outros com excelência em atendimento e estratégia de negócios.

Os empreendedores de startups também têm um grande propósito de inovar, que pode ser resumido em melhorar a vida de alguém, arrumar algo que não funciona e dar escala para algum produto ou serviço. Além disso, esses empreendedores tentam de alguma forma planejar menos e fazer mais. Existe uma regra do exército canadense, que eu particularmente gosto bastante, que diz que "se houver disparidade entre o mapa e o terreno, fique sempre com o terreno". Isso, no mundo das startups, quer dizer que o empreendedor precisa ter flexibilidade para identificar mudanças de cenário e alterar rápido os rumos da empresa.

Procuro sempre dizer que para acompanhar as rápidas mudanças do mundo, as empresas devem testar seu produto no mercado e falhar o quanto antes, se for o caso. Toda essa experiência serve para validar suas ideias na prática e melhorar o produto sem gastar muito.

Para finalizar, deixo aqui uma dica muito importante: aproveite o poder das redes. Crie seu próprio ecossistema e terceirize aquilo que não é a sua especialidade. Use os próprios clientes como fonte de inspiração, pois são eles que testam e validam cada ideia sua, colhendo feedbacks que podem ser replicados depois para outros clientes. Portanto, não tenha medo de inovar e lance suas ideias no mercado, seja em uma grande empresa ou em uma startup.

Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.