Centro de Operações do Rio e Instituto TIM lançam aplicativo para operação de megaeventos

0

Diante dos desafios de uma cidade como o Rio de Janeiro, sede de grandes eventos mundiais, o Centro de Operações do Rio (COR) firmou parceria com o Instituto TIM para o desenvolvimento de um sistema de zeladoria urbana para operação de megaeventos. O aplicativo para dispositivos móveis ZUP RIO – elaborado em conjunto com Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos – passará a ser utilizado por técnicos e agentes de campo a partir desse mês, para registro e atendimento de ocorrências com foco em grandes eventos, envolvendo limpeza urbana, mobilidade e transporte, ordem pública, iluminação e outros temas relacionados à gestão municipal.

"Termos uma ferramenta para geração de informações organizadas e georreferenciadas enriquece a visão do COR e contribui para que realizemos nossa função de coordenar ajustes operacionais em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos, e minimizar possíveis impactos negativos de ocorrências na rotina da cidade",  detalha  Pedro Junqueira, chefe-executivo de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio.

O objetivo é oferecer uma resposta mais rápida às demandas e solucionar situações emergenciais na cidade ao proporcionar uma comunicação mais organizada entre as equipes e acompanhamento do fluxo de resolução. No mês de agosto, cerca de 300 agentes de campo farão uso do  app  no primeiro megaevento que utilizará a metodologia de operação, permitindo o envio de relatos e a publicação de imagens em tempo real. Os informes enviados pelo ZUP RIO são sempre georreferenciados e geram notificações automáticas para as equipes que operam dentro da sala de controle do COR.

"Essa é uma forma inovadora e mais inteligente de lidar com os problemas da cidade. Além de tornar a zeladoria urbana mais dinâmica, ágil e precisa, o sistema permite registrar todo o histórico de atendimento, organizando, documentando e sistematizando as informações. ZUP RIO é um marco na construção de uma cidade inteligente, pois viabiliza o trabalho com Big Data e com segurança dos  dados, ao estabelecer um meio próprio de comunicação", destaca Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

No Rio de Janeiro, o sistema foi adotado, em dezembro do ano passado, para auxiliar nos trabalhos e demandas da SECONSERVA em atividades como pavimentação e manutenção de vias públicas. Desde o lançamento, 200 agentes públicos da secretaria já utilizaram o sistema, nomeado de ConservaZUP e, por meio dele, enviaram mais de 4,4 mil solicitações. O resultado positivo deste primeiro escopo de uso do sistema repercutiu e tem como desdobramento a expansão do sistema com o lançamento do novo eixo, relacionado à operação de megaeventos. Para tanto, a Secretaria de Conservação, o Centro de Operações Rio e o Instituto TIM investigaram quais seriam as novas funcionalidades e demandas para que ZUP pudesse resolver os gargalos existentes na gestão de grandes eventos – como, por exemplo, a comunicação organizada e estruturada entre equipes.

Solução para cidades inteligentes

Por se tratar de um software livre, o sistema ZUP, desenvolvido pelo Instituto TIM, pode ser adotado por qualquer município que tiver uma equipe técnica e gestora disponível para implantá-lo para gerir seus serviços públicos de forma mais eficiente, transparente e participativa. De fácil administração e com interface sem complicações, ela oi criada para atender às necessidades dos gestores municipais e dos cidadãos no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação.

Com a plataforma, os administradores municipais podem gerir melhor os dados referentes aos serviços de zeladoria da cidade, aumentando sua capacidade de planejamento, execução e monitoramento. O sistema está alinhado às diretrizes da Política Brasileira de Governo Digital, que orienta os gestores públicos a atuarem em três pilares: a interação com o cidadão; a melhoria da sua gestão interna; e a integração com parceiros e fornecedores.

Além do Rio de Janeiro, o ZUP também está em operação em São Bernardo do Campo (SP) e em Boa Vista (RR). O case em São Bernardo do Campo foi vencedor na categoria Cidades e Big Data do Prêmio Governarte 2015, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que premia as iniciativas mais inovadoras de governos da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.