A disrupção do Social Delivery como sistema alternativo de entrega

0

Os negócios de economia colaborativa, em que pessoas comuns compartilham bens ou prestam algum tipo de serviço a outras pessoas, ganharam grande destaque em todo o mundo com negócios de sucesso como o Uber (transporte) e Airbnb (aluguel de casas e quartos) que devem movimentar US$ 100 bilhões até 2020, segundo especialistas.

Se ter um transporte alternativo ao táxi ou reservar a estadia durante uma viagem em casas e apartamentos de terceiros vem se tornando um hábito, agora surgem novas práticas de economia colaborativa, como por exemplo o de serviços de entregas independentes. Startups estão conectando entregadores independentes, que transportam itens para outras pessoas ou empresas dentro do mesmo bairro, cidade e até mesmo outros países.

A vantagem desse tipo de inovação em comparação aos modelos tradicionais de serviços de entregas são evidentes. Listo alguns:

Qualquer hora e qualquer lugar: Está em casa e precisa fazer uma entrega? Está no escritório e precisa de algo que ficou em casa? Assim como o Uber, entregadores independentes ficam rodando diariamente pelas cidades prontos para coletar itens e fazer o delivery.

Preço: Um dos pilares da economia colaborativa é a livre negociação. Os usuários desses aplicativo e os entregadores independentes negociam livremente o custo das entregas. Por muitas vezes a demanda de uma entrega está na rota diária de um entregador como caminho de casa, faculdade ou trabalho.  Dessa forma, as entregas por meio desses apps saem em média 15% mais baratas que os modelos tradicionais.

Transparência do início ao fim: Todas as comunicações são realizadas dentro do aplicativo, tornando o processo seguro e rápido. Os usuários também podem guardar os históricos de conversas e negociações feitas com os entregadores. Além disso, há uma grande troca de informação, em que o entregador reporta ao cliente cada passo da entrega, até com a possibilidade de postar fotos. Além disso, o Aplicativo conta com o recurso de geolocalização, que permite o usuário acompanhar a entrega em tempo real.

Avaliação da qualidade dos serviços: Pelo app ainda existe um sistema de classificação que permite verificar o perfil do entregador, seu histórico e reputação. Essa avaliação é feita pelos usuários após cada entrega. Os entregadores com classificação 5 estrelas ficam certificados como entregadores premium.

Pagamento simples e seguro: Todos os pagamentos feitos no aplicativo são criptografados e seguros. Um sistema de codificação interna elimina a necessidade de aprovações e confirmações posteriores, assim garantindo que os usuários pagam apenas quando o pacote chegar ao seu destino.

A disrupção apresentada por essa modalidade tende a beneficiar os dois lados: profissionais que se dispõem a buscar uma alternativa de renda realizando as entregas e pessoas como eu e você, que necessitam levar, trazer ou buscar algum objeto. É o princípio da economia colaborativa.

João Paulo Camargo, CEO e cofundador do Eu Entrego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.