Grupo de voluntários busca recursos via crowdfunding para promover a Hora do Código no Brasil

1

Visando sensibilizar jovens sobre a importância do raciocínio lógico, através do ensino de programação e matemática, um grupo de voluntários da área de computação, entre eles os professores Antônio Valério Neto e Lucy Mari Tabuti da Faculdade IBTA, está realizando uma campanha para arrecadação de fundos na plataforma de crowdfunding Kickante para promover 20 oficinas do projeto Hora do Código, na Grande São Paulo.

A meta até o final da campanha, que se encerra em 9 de agosto, é atingir R$ 100 mil, que serão utilizados para a aquisição de kits com material didático e mini robôs para serem programados pelos próprios alunos, através de um software com uma interface amigável, baseada na plataforma Scratch, desenvolvida pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, nos EUA.

"Se engajar em uma iniciativa como essa, de promover o aprendizado de programação e lógica para crianças em fase escolar é uma questão nobre, pois ao adquirir esses conhecimentos os estudantes desenvolvem habilidades que permitem um melhor desempenho educacional e profissional", declara Lucy Mari Tabuti, coordenadora acadêmica do IBTA.

A expectativa do grupo de voluntários é que as oficinas da Hora do Código, que serão realizadas entre outubro e novembro de 2015, atinjam 2000 estudantes do ensino médio da rede pública e privada, da Grande São Paulo, com faixa etária entre 9 a 13 anos.

Sobre a Hora do Código

No Brasil, existem muito poucas iniciativas de promover a Hora do Código (Hour of Code) um movimento global que atinge dezenas de milhões de alunos e está presente em mais de 180 países, como os EUA, Canadá, França, Espanha, Índia, África, Oriente Médio, Austrália, Alemanha, entre outros países da Europa. O projeto é apoiado por grandes personalidades, como o ator Ashton Kutcher, a cantora Shakira, Mark Zuckerberg, Steve Jobs, Bill Gates e o presidente dos EUA Barack Obama.

Desde 2013, mais de 100 organizações se uniram para criar esse movimento que é um dos mais abrangentes eventos educacionais da história, envolvendo estudantes, professores, empresas e organizações sem fins lucrativos, com o objetivo de ensinar conceitos de programação às pessoas de uma forma simples e divertida.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela matéria. Estou disseminando para um mailing bem bacana aqui. Daqui a pouco vou lá fazer minha contribuição. Espero ver mais notícias como essas que tratam do quanto a tecnologia pode transformar nosso Brasil. Abraços. Sabrina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.