CMOs buscam modelos de negócios mais colaborativos para impulsionar a inovação

0

A IBM anuncia o estudo "Redefinindo Mercados", realizado com 723 CMOs (Chief Marketing Officers) de 18 indústrias no mundo todo, incluindo o Brasil. A pesquisa mostra as principais áreas-foco desses executivos para 2016 e aponta que o maior desafio é a tendência conhecida como "uberização", na qual uma empresa com um modelo de negócio diferente do tradicional se transforma em um concorrente e vira um grande player do mercado. O estudo é um recorte do CxOs Study, realizado com líderes de diversas áreas, como finanças, RH, marketing, além de presidentes de empresas.

Dois terços dos CMOs globais entrevistados acreditam que o grande desafio de negócios que enfrentam atualmente é o da convergência industrial – tecnologias disruptivas rompendo barreiras que existiam entre indústrias anteriormente distintas. Como resultado, o estudo constata que 63% dos líderes de marketing estão priorizando seus investimentos para que clientes tenham experiências mais profundas e relevantes.

Como parte deste estudo, a IBM identificou dois subgrupos distintos de CMOs: os Desbravadores, vindos de empresas com elevados faturamentos  e reputações igualmente fortes; e os Seguidores do Mercado, provenientes de negócios não tão bem sucedidos financeiramente e com perfis não tão bem estabelecidos.

As diferenças entre os dois grupos foram as seguintes:

  • Os CMOs Desbravadores sentem que seu progresso em gerenciar a explosão de dados foi bem mais eficiente – 47% contra os 27% dos Seguidores de Mercado.
  • Além disso, esse grupo está mais focado em mapear a jornada do consumidor – 82%, comparado com os 65% dos Seguidores de Mercado.
  • Para finalizar, os Desbravadores tendem a experimentar modelos de negócios mais abertos e colaborativos.

Os executivos entrevistados identificaram as quatro principais prioridades para 2016:

  • Enriquecer a interação: CMOs consideram a criação de experiências direcionadas aos clientes como sua principal prioridade. Três quartos dos líderes entrevistados utilizam marketing experimental e de eventos mais frequentemente do que o grupo de Seguidores de Mercado.
  • Adotar a ruptura de antigos padrões criativos: 67% dos CMOs avaliam a direção de acordo com as transformações tecnológicas. Aqueles de organizações que estão na liderança são mais suscetíveis à adoção do que chamam de ruptura criativa e constroem, a partir disso, os modelos de negócios mais abertos e colaborativos para impulsionar efetivamente a inovação.
  • Introduzir conhecimentos centrados em dados em toda decisão de marketing: Apesar dos grandes avanços na análise de dados feitos por CMOs, 60% deles se preparam para trazer mais conhecimento em campanhas de marketing nos próximos 3 a 5 anos.
  • Aumentar a perspicácia digital: 79% dos CMOs planejam contratar funcionários com habilidades digitais para aperfeiçoar suas iniciativas. A maioria deles procura recursos fora de seus próprios negócios – três quartos (74%) dos CMOs planejam parceria com outras empresas para aproveitar seus conhecimentos digitais ou trabalhar com empresas de consultoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.