TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Pagamento recorrente: um avanço para o e-consumidor

Postado em: 16/08/2013, às 13:52 por Marcelo Coelho

Os meios de pagamentos online que existem no Brasil ainda estão em processo de consolidação no mercado. Muitos consumidores desconhecem os benefícios que podem ter ao abrir uma conta gráfica – que é como chamamos as carteiras/contas online – para fazer compras e transações online. Algumas empresas, como o MercadoPago – plataforma de pagamento online do MercadoLivre – já oferecem diversas opções de pagamentos online e uma das últimas novidades que promete se tornar cada vez mais popular é o pagamento recorrente.

Notamos que a tendência dos meios de pagamentos online é focar na experiência do consumidor e não somente nas vantagens que oferecem aos empresários. Um bom exemplo é ofertar o pagamento recorrente. Mas o que isso significa? Ele dá ao comprador alguns benefícios como a autorização de pagamentos no cartão de crédito por meio do acesso à conta gráfica. Na prática, se hoje suas contas como assinatura de internet, de jogos, de revistas e até compras parceladas são debitadas pela administradora do cartão de crédito você pode pedir a mudança para pagamento recorrente atrelado a sua conta gráfica, por exemplo. Isso dá muito mais controle ao consumidor.  E qual a vantagem de usar esta ferramenta?

A vantagem é a comodidade de controlar de perto seus pagamentos, principalmente em caso de cancelamentos, mudança no tipo de plano, entre outros, e, além disso, é bem mais fácil comprar de sites que ofereçam o pagamento recorrente, evitando assim ter que digitar todos os seus números de cartão de crédito, data de aniversário, senhas e tantos outros caracteres. As empresas de pagamento online estimam que uma compra na internet pelo processo normal leva até cinco minutos, com exigência de digitação de, em média, 240 caracteres, enquanto que pelo pagamento recorrente é possível executar a operação em poucos segundos, em alguns casos usando apenas um clique.

O pagamento recorrente é o oposto da assinatura recorrente, já que quem está no controle é o consumidor.  O Brasil ainda possui um mercado pequeno, do ponto de vista do lojista e do programador quando falamos em meio de pagamento recorrente. Desde que abriu suas APIs, em outubro do ano passado, o MercadoPago vem sentindo uma forte demanda dos vendedores para integrarem o pagamento recorrente em seus sites de comércio eletrônico.

E o próximo movimento que tende a se consolidar é o pagamento recorrente via mobile. A opção tem caído no gosto dos internautas, principalmente dos que gostam de jogos online e aplicativos para pagamento de táxi, restaurante, etc. Dados da Pyramid Research, empresa especializada em estudos de mercado para mídia e tecnologia, mostram que 22% dos acessos móveis à internet vêm da América Latina.

É bom deixar claro que embora facilite a vida do consumidor, o pagamento recorrente também é vantajoso para o vendedor por ser de fácil integração, otimizando a operação de checkout (finalização da compra), e consequentemente, resultando na geração de mais vendas.

Marcelo Coelho é diretor geral do MercadoPago.

 

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

2 Comentários

  1. Com certeza o Pagamento Recorrente oferece diversos benefícios tanto para a empresa ou consumidor. É uma tendência e realidade para a maioria das empresas. Qualquer um pode ter essa solução.
    http://www.vindi.com.br
    Leandro de Andrade

  2. Avatar maique disse:

    oii eu nao entendi direito oq é pagamento recorrente tipo se eu pagar 25.00 para liberar apenas 1 mes d acesso em uma das opções q eu tinha d compra, por ele ser um pagamento recorrente qr dizr q o mes q vm sera cobrado dnovo e eu receberei +1 mes d acesso e assim por diante? essa á minha duvida

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial