Sua gestão pode ser atingida pela guerra das maquininhas

0

O bombardeio só começou. No campo de batalha, todas as operadoras de cartão dispostas a gastar até a última munição. A primeira explosão veio da Rede que, em meados de abril, zerou as taxas de antecipação de recebíveis, com direito a campanha bombástica na mídia.

Estilhaços para todos os lados e Stone, Cielo e PagSeguro viram suas ações despencarem. A última contra-atacou rapidamente oferecendo o recebimento imediato dos valores de quaisquer vendas, inclusive nos domingos e feriados. Já a SafraPay liberou taxas para transações até R$ 50 mil. Gravemente ferida, a Cielo teve os lucros achatados no primeiro trimestre, reforçou a operação e também partiu para o "vendeu, recebeu".

Em meio ao fogo-cruzado, empresários de todos os setores passaram a enxergar suas maquininhas de cobrança com outros olhos. Enquanto alguns comemoram as mudanças repentinas sem refletir sobre o risco implícito em contar regularmente com a antecipação de recebíveis, outros se sentem tentados a trocar de adquirente para obter mais vantagens.

Guerra é guerra, mas, até que ela acabe, qual será o melhor caminho?

Para buscar a resposta é preciso pensar, em primeiro lugar, sobre quais características efetivamente fidelizam clientes, levando-os a permanecer por mais tempo como usuário de uma determinada operadora de cobrança de cartão. Na verdade, o que agrega valor à maquininha, principalmente no varejo, é o serviço disponível no equipamento. Sabia disso?

Hoje, novas tecnologias já permitem que o lojista elimine um bom volume de máquinas desnecessárias, substituindo tudo por um único tablet com um aplicativo que permite realizar desde o controle de estoque até a emissão da nota fiscal. Assim, agrega-se mobilidade à gestão, permitindo que o negócio seja administrado de qualquer lugar, e ainda dá para driblar limitações de espaço físico.

Sobretudo, é fundamental compreender que ter, na palma da mão, um equipamento que facilite o gerenciamento é o que de fato significa uma vantagem representativa. Aqui, o cerne da questão é que se a gestão do negócio não é eficiente, independentemente do segmento, a guerra das maquininhas pode se transformar em um fuzuê bastante arriscado.

O fato é que a guerra em curso tem como motivação a competição por participação de mercado e, embora as credenciadoras não tenham estipulado prazo para o final da campanha de redução de taxas, a estratégia não deve durar muito mais que alguns meses.

Com o tiro saindo pela culatra, mudar de banco e de operadora às pressas atrás de vantagens potencialmente passageiras pode levar a defasagens no caixa no período imediatamente posterior à troca, seguido de descontrole na gestão no longo e no médio prazos. Ou seja, embarcar no combate pode levar sua gestão ao caos. 

Portanto, mais do que se preocupar com a operadora enquanto dura o tiroteio, o ideal é, no momento, avaliar o tipo de software que roda no seu equipamento de cobrança e verificar se ele realmente facilita o cotidiano do negócio, permitindo visualizar tudo que é preciso para  saber se o empreendimento vai bem ou mal. Esse é o diferencial relevante.

Afinal, depois da guerra, deve vir a trégua. E, até lá, ainda que o varejista opte por trocar de operadora e saltar de pára-quedas em meio ao combate inflamado, é fundamental que o negócio não sofra impactos negativos e consiga atravessar essa transição em paz. 

Danilo Colombo, CMO da PDVend.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.