Projeções para o mercado brasileiro de pagamentos em 2014

0

O mercado brasileiro de cartões de crédito e débito mais uma vez obteve resultados expressivos em 2013. De acordo com a Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), o movimento financeiro deve alcançar R$ 846 bilhões, com 9,1 bilhões de transações e crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior.

Em alguns segmentos, como no caso do e-commerce, o crescimento em 2013 foi de 29% em relação à 2012, movimentando R$ 31 bilhões, conforme levantamento da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Estima-se que em 2013 cerca de 10 milhões de internautas, na sua maioria mulheres e consumidores acima de 50 anos, entraram na onda do consumo online. São 53 milhões de brasileiros que utilizam a internet para realizar compras, um público cada vez mais fiel ao canal virtual.

Fatos importantes marcaram a indústria de pagamentos em 2013:  a promulgação da lei 12.865 de 9 de Outubro de 2013, que trata dos arranjos e instituições de pagamento e a regulamentação feita pelo Conselho Monetário Nacional através das resoluções nº 4.282 e 4.283 e circulares nº 3.680/81/82 e 83 de 4 de novembro de 2013, estabelecendo uma regulação mínima para o setor a fim de mitigar riscos para o mercado financeiro e promover solidez na operação dos arranjos e instituições de pagamento.

Ainda neste período diversas empresas iniciaram projetos de pagamentos móveis, atraindo públicos que anteriormente tinham dificuldades em aceitar pagamentos por cartões, como os profissionais liberais e pequenos comerciantes. E finalmente iniciou-se de maneira tímida, mas ao que tudo indica irreversível, a prestação de serviços de pagamentos a partir de contas pré-pagas.

Em 2014, espera-se uma competição acirrada no mercado, não apenas entre as três principais empresas do setor (Cielo, Rede e Santander), mas também com a consolidação de players que já estão se estabelecendo há algum tempo e que agora esperam aumentar o seu volume de operações, como Elavon e First Data. Com esta competição é provável que a taxa de desconto do lojista (Merchant Discount Rate) caia, favorecendo os comerciantes. Esta é uma antiga aspiração do mercado: mais competição, menores custos e maior qualidade.

Os principais analistas esperam em 2014 um crescimento do negócio de pagamentos por cartões similar ao registrado em 2013: na ordem de 17%. Porém, 2014 é ano de Copa do Mundo e de Eleições Presidenciais, e estes eventos podem alterar as previsões.

O comércio eletrônico também espera manter o ritmo de crescimento, com uma expansão de 27% em relação a 2013, de acordo com a ABComm.

Os pagamentos móveis também devem começar a se consolidar devido a sua simplicidade operacional, principalmente para tecnologias que utilizam aplicações e leitores de cartões para smartphones. Além disso a adoção dos leitores Chip&Pin garantem a segurança das transações.

Não será em 2014 que a tecnologia NFC deve fixar sua presença, mesmo com a disponibilidade cada vez maior da tecnologia de leitura em Pontos de Venda. A questão da Infraestrutura de Segurança ainda deve ser um entrave à expansão do NFC, que já encontra um concorrente de peso na tecnologia ibeacon disponibilizada na nova família de dispositivos iphone 5S da Apple. Ela viabiliza a utilização de serviços avançados de localização para fornecer ofertas exclusivas e personalizadas, além de permitir a realização de pagamentos sem contato – sendo apontada como a tecnologia que viabilizará "o varejo do futuro". Seu desenvolvimento é algo para ser acompanhado neste ano.

Mensagens (SMS e USSD), outra modalidade utilizada em Pagamentos Móveis, podem ganhar força com a disponibilização de contas pré-pagas, principalmente para as contas recorrentes, como as de concessionárias e pequenas compras presenciais e/ou virtuais. O pagamento de contas é a área mais promissora, pois a utilização de contas pré-pagas geram comodidade e controle para os cidadãos.

Carteiras Móveis (Mobile Wallets) e Aplicações de Pagamento (Apps) são tecnologias que podem começar a sair do papel em 2014 e começar a ganhar visibilidade e mercado.

No Comércio Eletrônico, a tecnologia 3DS tem tudo para ser utilizada no mercado brasileiro, melhorando o processo de autenticação e reduzindo o número de fraudes e de transações recusadas por suspeita de fraude. Isso pode propiciar um crescimento deste segmento ainda maior do que as previsões de mercado.

Outros pontos que podem impactar positivamente o Comércio Eletrônico são a expansão da penetração da Internet e o crescimento do M-Commerce ( transações de e-commerce feitas em tablets e smartphones), uma modalidade que tem crescido rapidamente, graças à expansão da base de smartphones e a maior familiaridade dos consumidores com a utilização de plataformas mobile para compras.

Max Ciqueira, consultor da Lyra Network

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.