O passo a passo do GSS: como ele funciona na sua empresa

0

Sites que possuem muito conteúdo tem uma principal preocupação: oferecer uma busca relevante aos usuários. Com muitas informações, é imprescindível que o internauta recorra à caixinha de pesquisa para encontrar o que precisa. Por isso, é preciso investir em soluções que entregam esses dados em poucos segundos. A principal é o Google Site Search (GSS).

O produto funciona na nuvem e leva a lógica do Google para a página da organização.

Veja um passo a passo de como ele funciona:

1 – Instalação simples e rápida

Por estar na nuvem, o GSS é hospedado pela própria gigante da web. Sua instalação leva em média um dia de trabalho. Assim, ele possui um baixo custo de implantação e dispensa a instalação de hardware adicional, reduzindo o TCO (custo total de propriedade, em inglês). Por fim, a companhia ainda se beneficia das inovações e atualizações no momento em que são lançadas, sem esforços adicionais para o upgrade.

2 – Uso eficiente

Basta digitar as palavras-chave para encontrar informações relevantes em segundos. Com a lógica do Google, todos os usuários sabem utilizar a solução dentro do site sem conhecimento prévio. Além disso, o produto tem outras funcionalidades para facilitar a navegação e o uso, como a exclusão de anúncios no entorno dos resultados (aumentando a chance da pessoa permanecer mais tempo na página), o uso de sinônimos para apresentar os documentos e a garantia de que a velocidade se mantém mesmo em caso de aumento no volume de dados trabalhados.

3 – Integrações

O Google Site Search possui uma fácil integração com os resultados da busca em formato XML, o que dá flexibilidade à customização da apresentação dos dados. Além disso, é possível vincular com o Google Analytics para obter controle completo dos pageviews, consultas de pesquisa e conversões da procura em vendas, entendendo de forma detalhada como os visitantes estão usando o canal online e melhorando a experiência.

4 – Resultados excelentes

Com uma busca eficiente no site, a empresa consegue maximizar o ROI do portal e diminuir o custo e tempo de atendimento de um call center. O cliente não entra em contato com o SAC por telefone para tirar dúvidas porque encontra rapidamente o que precisa no site. Além disso, é possível gerar leads através da exibição de promoções e produtos na página de resultados, sempre de acordo com os termos buscados, direcionar conteúdos relevantes aos clientes e analisar a demanda que as informações e/ou produtos possuem.

Rafael Cichini, CEO da Just Digital e presidente da Associação Drupal Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.