As compras online deixaram definitivamente de ser ambiente apenas para jovens no Brasil, ao menos no segmento de vendas de passagens pela internet.
É o que revela levantamento da empresa de e-commerce Embarcou.com, que atua nessa área, junto a mais de 25 mil pessoas durante o primeiro trimestre de 2013.
Os dados da pesquisa indicam que maioria dos compradores de passagens rodoviárias pela internet, no período estudado, é mulher com idade entre 42 a 59 anos.
"Isto mostra que a internet deixou de ser um lugar intimidador para esta faixa etária tornando-se mais amigável e, principalmente, confiável", diz .o sócio da empresa, Henrique Rangel.
De acordo com Rangel, 39% das compras realizadas no período avaliado foram feitas por pessoas entre 40 e fim dos 50 anos.
O executivo atribui esse cenário ao aumento de brasileiros com acesso a internet (128% de 2005 a 2011), ao maior consumo das classes C e à facilidade de acesso ao crédito, possibilitando às pessoas viajar com mais frequência.
Dados do mercado de e-commerce revelam que as vendas via internet somaram R$ 24 bilhões em 2012, alta de 29% em relação a 2011. De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dos 73 milhões de brasileiros com acesso à rede, 14,1 mi declararam que já fizeram compras online.
Image courtesy of sixninepixels at FreeDigitalPhotos.net