Transformação digital: a vez das pequenas e médias empresas

0

O impacto do uso da tecnologia sobre a nossa cultura é tão dramático que o tamanho de sua empresa deixa de ser parâmetro para você considerar a implantação.

Não há escolha. Seus colaboradores têm novas expectativas de como e onde exercem suas atividades. Da mesma forma, seus clientes querem interagir com você nas redes sociais, como fazem com seus amigos e familiares. As coisas estão acontecendo muito rápido, e a inserção neste novo ambiente é necessária, sob pena de ver o seu negócio não só perder competitividade, mas, pior, acabar. E como vencer o paradigma ultrapassado de que tecnologia é somente para as empresas grandes?

A computação em nuvem trouxe para a mesa uma mudança muito grande em relação à acessibilidade e inclusão das modernas ferramentas de tecnologia, antes somente viável às empresas maiores. Hoje, é possível a empresas de qualquer tamanho ter acesso à tecnologia de ponta, utilizando acesso conveniente, sob demanda e compartilhado de recursos computacionais oferecidos pelo modelo em nuvem, com esforços mínimos de gestão e custos acessíveis.

A maneira como as pessoas trabalham está mudando. Os negócios não mais acontecem em um lugar só. Atividades podem ser simples como procurar um número de telefone ou analisar um vídeo. Outras são complexas, como escrever um código de programação ou completar uma tarefa em um projeto de consultoria. Contudo, todas podem ser distribuídas entre profissionais em uma "nuvem de conhecimento" que podem estar em qualquer lugar. Crescer em capacidade sem crescer em tamanho é uma tendência muito forte, graças às novas tecnologias de colaboração.

O seu cliente e suas expectativas mudaram. Sistemas de informação que permitam gerenciar a base de clientes, suas expectativas, experiências e sucesso deixaram de ser artigos de luxo, e se tornaram ferramentas indispensáveis. Hoje, você pode ter isso a custos bem acessíveis. Da mesma forma que a inteligência artificial. Qualquer empresa pode ter acesso a partir da nuvem a aplicativos de aprendizado e análise de propensão oferecidos como serviços.

Dados do Boston Consulting Group apontam que 52% das empresas a nível mundial dizem que a nuvem torna suas equipes de TI mais produtivas, e empresas que utilizam tecnologia na nuvem melhoram eficiência e produtividade. As plataformas e aplicações na nuvem hoje disponíveis permitem que as pequenas e médias empresas entrem no jogo para valer, com custos e complexidade de investimentos em tecnologia reduzidos e viáveis.

Chegou a hora das pequenas e médias empresas serem tão competitivas quanto as grandes. Transformem-se!

Enio Klein, CEO da K&G DOXA Advisors e gerente geral da operação brasileira da SalesWay. Professor de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.