Ford aponta tendência dos consumidores da geração Z

0

O relatório da Ford se baseia em uma tendência principal: "Abram caminho para a Geração Z". A Geração Z, que sucede os "Millennials", é a primeira geração verdadeiramente global, nascida em uma cultura voltada para a tecnologia. Com experiência digital e socialmente conscientes, esses consumidores ainda são na maioria adolescentes. Eles devem representar mais de 20% da população mundial e estão ajudando a definir as novas tendências.

"A demografia é um fator essencial no trabalho de planejamento do futuro e o que conduz o nosso relatório para 2015 é esse consumidor emergente da Geração Z, que já está inspirando atitudes e comportamentos em consumidores de todas as idades", diz Sheryl Connelly, gerente de tendências do consumidor global e planejamento futuro da Ford. "Vimos traços semelhantes com os Millennials, mas os consumidores da Geração Z são muito mais ligados e conscientes das opções disponíveis e têm uma ligação com cada uma das nossas 10 microtendências planejamento do futuro para 2015."

Apesar de questões atuais como as mudanças climáticas, as ameaças à privacidade, epidemias e conflitos geopolíticos, há um otimismo no ar. Como pano de fundo, o relatório da Ford destaca o rebelde moderno que trabalha para desafiar as convenções e criar novos padrões, assim como a existência de pessoas mais motivadas que nunca para assumir riscos na busca pelo sucesso, o que começa a acabar com o estigma do fracasso. Esse espírito de determinação faz surgir novas formas de consumo colaborativo e mobilidade, trazendo mais liberdade de pensamento e ação.

Impacto nos produtos

Os especialistas da Ford monitoram as mudanças nas áreas social, tecnológica, econômica, ambiental e política para entender o que move as atitudes e comportamentos dos consumidores e como isso impacta o setor automotivo. As suas reflexões orientam os designers e engenheiros no desenvolvimento dos futuros produtos da marca e também mostram aos profissionais de marketing o que os clientes das novas gerações esperam da experiência de compra e propriedade de um carro.

O estudo enfoca uma ampla gama de microtendências que afetam os negócios e os consumidores, com base em anos de pesquisa qualitativa e quantitativa, com a colaboração de líderes de pensamento de todo o mundo.

"A compreensão profunda da constante evolução das necessidades, desejos e prioridades dos clientes – hoje e amanhã – é chave para o nosso negócio e estratégia global de desenvolvimento de produtos", diz Connelly. "Essas tendências e reflexões nos ajudam, como inovadores, na criação de produtos que não só superem as expectativas, mas ultrapassem os limites da imaginação."

Tendências para 2015

Segundo o estudo da Ford, as 10 principais tendências que vão influenciar os consumidores e marcas em 2015 são:

1. Abram Caminho para Geração Z – Com pressão significativa e grandes expectativas, a Geração Z tem um mantra simples: "As coisas boas vêm para aqueles que agem".

2. Renegados e Rebeldes – A sociedade sempre amou as pessoas que têm coragem de assumir riscos, mas o mercado nunca esteve tão receptivo àqueles que ultrapassam limites e quebram barreiras.

3. Ostentação do Fracasso – O estigma do insucesso está acabando rapidamente. Em uma época de mudança constante, o único verdadeiro fracasso é deixar de tentar melhorar e evoluir.

4. Movimento de Carregar Menos – Os consumidores de hoje não querem carregar coisas e, cada vez mais, não precisam fazer isso. Novas tecnologias, como dispositivos portáteis e aplicativos de smartphones, estão transformando a maneira como os consumidores pagam por produtos e serviços, como e onde as empresas interagem com os clientes e a quem as pessoas confiam suas informações mais valiosas.

5. Sem Amarras – Em um mundo onde a inovação é tão rápida, ninguém quer ficar para trás com um produto que se tornou ultrapassado ou obsoleto. O resultado é uma nova mentalidade "a la carte", que valoriza mais o acesso que a propriedade.

6. Expandindo o Parentesco – Enquanto as famílias e comunidades tradicionais tornam-se menos dominantes, o conceito de família está se adaptando, evoluindo e expandindo de maneira mais pessoal.

7. Compartilhamento e Privacidade – A privacidade tornou-se uma questão de equilíbrio delicado. Há uma negociação entre a informação que os consumidores estão dispostos a compartilhar e os benefícios que recebem em troca.

8. Saúde Ilusória – O esforço desordenado para informar os consumidores sobre hábitos de vida mais saudáveis criaram confusão e uma população global mais obesa e doente. No meio desse barulho, os consumidores precisam de um sinal claro para transformar a informação em ação.

9. Arte do Escapismo – Na cultura atual, conectada 24 horas e sete dias da semana, o desejo de se afastar mental e fisicamente continua atraente. As pessoas buscam cada vez mais aventuras de imersão, elevando o escapismo a uma arte refinada.

10. As Várias Faces da Mobilidade – Em uma era de constante inovação, a mobilidade está superando a definição da palavra, na medida em que os conceitos de transporte e comunicação convergem.

Ford - RelatórioTendências2015-_GeraçãoZ
Ford – RelatórioTendências2015-_GeraçãoZ
RelatórioTendências2015-_Renegades-Rebels
RelatórioTendências2015-_Renegades-Rebels

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.