Duas novas redes sociais, a JockTalk e a SportsGrit, estreiam esta semana no mundo digital com o objetivo de atrair atletas, fãs e o público em geral interessado em esportes.
A JockTalk, voltada para o esporte profissional, foi lançada em versão beta e, por enquanto, requer pré-registro e convite para adesão. A plataforma conta com o apoio de 60 atletas profissionais das ligas norte-americanas de esportes NFL, NBA, MLB, NHL e MLS, além de esportistas dos jogos olímpicos. Foi fundada pelo ex- MLB Shawn Green e pelo especialista em mídia digital Brendon Kensel.
No JockTalk, atletas e fãs podem interagir por meio de conversas, vídeos e fotos. Todo o conteúdo postado na rede é publicado simultaneamente no Twitter e no Facebook, e poderá ser distribuído para outros sites de esportes. Os usuários podem conferir informações de bastidores, fotos e vídeos pessoais dos atletas, que dispõem ainda de fórum para promover ações beneficentes. A plataforma oferece oportunidades de publicidade integrada com as páginas das marcas nas redes sociais
Já o SportsGrit quer atrair atletas amadores interessados em compartilhar e comparar os seus desempenhos. A ideia dos seus idealizadores é que a plataforma funcione como um "LinkedIn para esportes", onde usuários postam informações, fotos e vídeos de suas performances, que podem servir como banco de dados para treinadores e recrutadores.
Com a aproximação dos Jogos olímpicos de Londres, as redes sociais se consolidam como uma das principais plataformas para informação e integração de atletas ao redor do mundo. Esta semana, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 lançou um hub de mídia social para reunir fãs e atletas desta que deverá ser a olimpíada mais "social' da história dos jogos.
De acordo com o site MediaPost, profissionais de marketing do setor de esportes já estão minerando as mídias sociais para efeito de "consumer intelligence", o processo de coleta e análise de informações detalhadas sobre consumidores para "refinar" ofertas e públicos-alvo e melhorar estratégias de marketing e relacionamento.
Para esse fim, eles utilizam soluções como o Fizziology e o Sports Tracker, que monitoram e analisam o sentimento sobre esportes profissionais em redes como Twitter, Facebook e blogs, determinando o porcentual de conversas sobre o tema positivas, negativas ou neutras.