A transformação digital e o trabalho: engajamento, diversidade e o poder do trabalho em equipes

0

A transformação digital está ligada ao futuro do trabalho. Isto é inexorável. A chamada era da automação ou digital, capitaneada pela inteligência artificial, fomenta toda uma nova onda de modelos de negócio diferenciados, novas oportunidades de trabalho e avanços econômicos sem precedentes na história.  Podemos afirmar que a era digital representa uma ruptura com o passado e certamente exigirá novas competências e atitudes diferentes.

Uma das principais atitudes a serem trabalhadas é o engajamento. O ADP Research Institute conduziu, em 2019, uma pesquisa global sobre o assunto e a conclusão é desoladora: em média, somente 16% da força de trabalho está compromissada e completamente engajada em suas atividades junto às organizações para as quais trabalham. O resultado preocupa, pois, como sabemos, engajamento possui uma relação direta com desempenho.

Dois pontos parecem ser as causas raiz deste problema e ambas estão relacionadas com características tipicamente humanas: cultura organizacional e maior (ou menor) atenção ao desenvolvimento humano, tais como feedback, capacitação pessoal e profissional, e, principalmente, lidar com desejos e expectativas. Mas esta situação pode mudar, se alterarmos a maneira de entender a organização. Mais do que um sistema complexo em que os colaboradores são meramente componentes, as empresas são metáforas da organização humana, onde o desenvolvimento das pessoas, trabalho em equipe, além da tecnologia, são essenciais para que os resultados possam ser obtidos.

Exatamente neste ponto é onde a diversidade assume papel relevante.  As capacidades individuais são realçadas quando agregadas a outras experiências e competências onde diferentes idades, gêneros, etnias, bases culturais entre outras são características que podem agregar muito. A soma de competências e experiências é benéfica, principalmente se vivenciada em condições ou perspectivas diferentes. A mescla é positiva e necessária. É preciso que as lideranças enxerguem o binômio capacidade e diversidade como essencial ao crescimento sustentado das organizações e comecem a trabalhar isso em suas empresas de forma orgânica e natural. Não imposta pelo que é "politicamente correto" ou por uma "questão de imagem". Mas porque além de justa, é uma prática que conduzirá a ótimos resultados.

O cenário da transformação digital pressupõe o trabalho em equipes cada vez mais flexíveis e com capacidades diversas, trazendo inúmeras oportunidades de inclusão. Por outro lado, é necessário que se tenha atenção redobrada com os movimentos que o mercado está fazendo.

Um relatório recente da Mackinsey Global Institute chamado "O futuro da mulher no trabalho: transições na idade da automação", mostra oportunidades de inserção que poderão mudar o perfil do trabalho da mulher nos próximos anos, tanto pelo surgimento de novas profissões e funções, quanto pela flexibilização do ambiente de trabalho.

Os recursos tecnológicos facilitam cada vez mais o trabalho a distância, ao mesmo tempo em que simulam a co-localização com colegas e lideranças – aspecto importante para o engajamento. Este aspecto é particularmente útil para as mulheres, porque entre outras características, endereça a questão da "dupla jornada" tanto em economias maduras quanto nas emergentes.

Este é somente um exemplo das inúmeras possibilidades. Pessoalmente, creio que a transformação digital traz oportunidades de inclusão profissional em "proporções quânticas". Muito mais significativas, factíveis e naturais do que o progresso discreto que a gente vê com políticas, métodos e mobilizações atuais. O trabalho em equipe, neste novo cenário tecnológico e de plena colaboração, é a "sopa primordial" para o desenvolvimento do ambiente profissional das próximas décadas. É hora de trabalhar neste assunto e se preparar para um futuro cada vez mais presente!

Enio Klein, CEO da Doxa Advisers, Gerente Geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.