Marketing e serviços: um casamento feliz

0

Existe uma ideia errada de que Contact Center e Marketing são duas coisas completamente separadas em uma organização. Na realidade, o casamento entre as duas áreas é vital para o desenvolvimento de campanhas de marketing efetivas e para a construção de uma marca. Agentes de Contact Center – que entregam uma ótima experiência ao cliente – conquistam a lealdade e conseguem coletar dados importantes sobre esses consumidores, que ajudam os profissionais de marketing a serem mais assertivos e aumentar a receita da empresa.

E como as organizações podem oferecer essa experiência excelente? No mundo de hoje, mídias sociais, análise de dados, novos dispositivos e tecnologias estão remodelando o panorama da interação com o cliente. A experiência do consumidor deve ser um processo holístico, que requer Contact Center e marketing trabalhando juntos para a obtenção dos resultados ideais. Com o objetivo de ajudá-los a pensar nesta mudança, seguem seis dicas para que ambas as áreas trabalhem na melhora da experiência do cliente, resultando na maior fidelização dos consumidores e no aumento das vendas.

1 – Integração de canais – As novas tecnologias disponíveis para o consumidor tornam mais desafiador realizar um atendimento consistente ao cliente. É mais importante do que nunca que as empresas usem todas as ferramentas disponíveis para – em primeiro lugar – permitir aos consumidores utilizarem o dispositivo ou meio que preferirem para acessá-las; e – em segundo lugar – para integrar os diversos canais em uma experiência completa. A escolha de outro caminho pode levar a um custo significativo nos negócios e a perda de clientes.

2 – Construir relacionamentos – As empresas mais inteligentes sabem que não basta resolver problemas, mas que é preciso construir relacionamentos duradouros com os clientes. Contact Centers e profissionais de marketing podem emular essa aproximação ao usar o histórico do cliente, dados em tempo real e análises para sugerir produtos e serviços que possam ser do interesse de cada pessoa individualmente. De maneira geral, todos são recompensados por venderem as soluções mais adequadas ao invés das mais caras.

3 – Compartilhar dados para a tomada de decisões – Compartilhar relatórios de Contact Center e de satisfação do cliente com a companhia assegura que todos estejam na mesma página. A satisfação do consumidor deve ser o principal objetivo de todos os colaboradores. Mesmo assim, o portal callcentres.net averiguou que, em 2011, enquanto 95% das companhias estavam coletando feedback dos clientes, apenas 10% utilizava esse retorno para melhorar o serviço. Além disso, os dados do serviço ao consumidor deveriam ser divulgados para todo o Contact Center e também para departamentos, como o marketing, para que todos pudessem usá-los para mapear a demografia e preferências dos clientes.

4 – Capacitar e engajar funcionários – Criar uma cultura na qual os colaboradores se sintam confortáveis para iniciar conversas e escutar os clientes, em vez de simplesmente responder perguntas o mais rápido possível. Isso aumenta a satisfação do cliente. Ao invés de ler scripts, agentes deveriam investir em um relacionamento construído, o que retornaria para a empresa um sem-número de consumidores leais. 

5 – Conversar com o cliente em tempo real – Constantemente, consumidores acabam tentando entrar em contato com 'agentes vivos' e ficam mais satisfeitos depois de interações em tempo real, seja pelo telefone ou por chat, de acordo com um relatório da Frost & Sullivan de 2012. Além disso, conversas em tempo real, permitem que o Contact Center reúna informações sobre as preferências e atitudes do cliente que podem ser úteis para os profissionais de marketing refinarem sua abordagem com uma audiência e até para incrementar as vendas. Forçar os consumidores em canais self-service pode manter os custos mais baixos em um curto espaço de tempo, mas pode refletir na baixa retenção dos clientes e na perda de oportunidades de venda se a ferramenta não for usada com o propósito certo, e se os consumidores não puderem optar, facilmente, por ter uma conversa real. De certa maneira, isso já é previsto na legislação brasileira. Resta às empresas implementar este processo de maneira a atender realmente as necessidades dos clientes de cada organização.

6 – Comece pelo topo – Construir uma boa experiência com o cliente começa com o CEO ou presidente das empresas. Uma ótima experiência do consumidor vem de uma companhia focada em entregar essa boa experiência, desde a alta administração até os agentes da linha de frente ou os funcionários nas agências ou lojas. Associe cada métrica às iniciativas da companhia para ajudar a cada pessoa na empresa a entender como ela se encaixa no quadro geral. O CEO deve entender que tudo isso está relacionado e organizar a companhia para encorajar a colaboração, especialmente entre o marketing e o Contact Center.

Profissionais de marketing estão sempre desenvolvendo estratégias que comunicam o valor de seu produto, desenvolvem o valor da marca e aumentam as vendas – tudo isso focados no crescimento e na retenção da base de clientes. Fornecer uma boa experiência para o cliente é essencial para o recrutamento e retenção, e é aí que o Contact Center entra. Companhias devem reconhecer que ambos os departamentos precisam trabalhar juntos para atingir a satisfação do cliente e, como retorno, terá uma melhora na receita. Então, é hora de Contact Center e marketing começarem a ser gentis um com o outro. Isso beneficiará todos a longo prazo.

Laura Bassett é diretora de Marketing para Gerenciamento da Experiência do Cliente e Tecnologias Emergentes da Avaya.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.