Cielo cria cartão pré-pago para clientes não bancarizados

0

A CI&T foi escolhida pela Cielo  como parceira na sua jornada de transformação digital. A CI&T apoiou a empresa na criação de uma solução para atender seus clientes não bancarizados que precisavam de uma alternativa para receber os pagamentos das vendas de seus produtos ou serviços.

Para conhecer a jornada e as necessidades desse consumidor, Cielo e CI&T trabalharam lado a lado combinando metodologias ágeis (abordagem de planejamento interativa, que atende às demandas de forma dinâmica e flexível, e permite um grande aumento de produtividade), competências digitais e princípios Lean (filosofia focada no cliente que simplifica tarefas e elimina desperdícios, reduzindo o tempo de entrega e aumentando a efetividade da empresa), para buscar uma solução pensada e desenvolvida para o cliente.

As duas companhias aplicaram mudanças no modelo de trabalho dos times da Cielo para que fosse integrado, do início ao fim, mapeando as expectativas e necessidades de seus clientes não bancarizados para oferecer soluções e experiências eficazes para o uso dos meios de pagamento.

As equipes multidisciplinares foram estruturadas em SQUADs, (unidades de trabalho multidisciplinares com mindset voltado à criação de produtos e soluções, além de eventuais aprimoramentos internos), com cerca de 15 profissionais de áreas estratégicas das duas empresas. O processo incluiu uma pesquisa em campo para ouvir e entender os pequenos empresários. Os dados contribuíram para alimentar a cadeia de valor do cliente da Cielo.

Em 90 dias, o SQUAD criou um Produto Mínimo Viável (MVP) para implantação imediata e a nova solução já estava no ar: o recebimento por meio de cartão pré-pago da Cielo para pessoas não bancarizadas.

Agora, os valores são acumulados na conta do empreendedor, que pode gastá-los como desejar – o cartão é aceito em mais de 3 milhões de estabelecimentos. Com o recebimento via cartão pré-pago, os clientes também podem consultar saldo e extrato no aplicativo e no site da Cielo, realizar saques nos mais de 21 mil terminais da rede do Banco24horas, usar os créditos em lojas virtuais e fazer transferências para qualquer titularidade por meio de TED e DOC. Vale destacar ainda que o cartão não possui anuidade, nem cobrança de mensalidade e fatura.

Com equipes mais ágeis, a Cielo não lançou apenas a solução de recebimento por meio do cartão pré-pago, mas também priorizou a implantação de melhorias contínuas do produto. Assim, a empresa completou seu portfólio de produtos e passou a atender um novo nicho de mercado.

"A formação de equipes integradas e multidisciplinares, em SQUAD, foi essencial para acelerar inovações, desburocratizar processos e eliminar gargalos. O modelo passou a ser referência e tem sido utilizado para levar a cultura lean digital para outras áreas da Cielo", disse Luis Molan, diretor executivo da CI&T.

"Hoje no Brasil são cerca de 60 milhões de pessoas não bancarizadas. Queremos democratizar a oferta da Cielo e permitir o credenciamento de empreendedores que não tem conta em banco. É uma opção de recebimento de vendas segura e prática e que facilita a vida do cliente", afirma Danilo Zimmermann, diretor executivo de Tecnologia e Projetos da Cielo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.