Pesquisa revela que cerca 20% dos caminhoneiros querem estar conectados

0

A internet já é fundamental para a grande maioria da população, mas para os caminhoneiros parece uma realidade muito distante, levando-se em conta que passam horas viajando de um ponto ao outro. No entanto, uma pesquisa recente realizada pela Sontra Cargo – aplicativo que conecta caminhões a cargas – sobre o perfil desses profissionais revelou que para 19,5% a internet é uma das três principais necessidades nos pontos de parada, estando abaixo apenas de questões básicas como alimentação (61,7%), estacionamento (49,9%), segurança (27,1%) e serviços mecânicos (22,3%).

O levantamento também mostrou que a necessidade por internet está relacionada a um crescimento dos smartphones com estes profissionais, onde 71,8% dos caminhoneiros possuem aparelhos próprios com acesso a internet e 62,1% afirmam acessar diariamente  a rede.  "O uso da internet móvel modificou o jeito como as pessoas se relacionam, consomem e ganham dinheiro atualmente,  e  com os caminhoneiros não foi diferente. Isso demonstra a importância que a internet vem ganhando na categoria e o crescimento do meio, principalmente com planos e pacotes mais acessíveis", afirma  Bruno Moreira, diretor de marketing da  Sontra Cargo.

Ainda de acordo com o estudo, 42,1% usam o celular para a busca de cargas, enquanto que 25,8% para interagir nas redes sociais,  24,3% querem acompanhar as notícias e somente 5,4% buscam entretenimento. "A internet proporcionou que na própria região em que foi entregue o produto, o caminhoneiro seja capaz de procurar e negociar um preço justo para voltar com outro frete até a região que saiu, potencializando os ganhos", esclarece Moreira.

Frequência e meio de acesso a internet

A pesquisa da Sontra Cargo também captou os principais meios eletrônicos de acesso a internet e com que frequência os caminhoneiros os utilizam. Para isso foram usadas as opções: computador; notebook; smartphone; tablet e outros. Após estes apontamento, os profissionais precisavam responder a pergunta "com qual frequência por dia você acessa a internet?", com quatro opções de resposta: nunca; raramente; eventualmente e frequentemente. "Além de mapearmos como usam a internet e quantos caminhoneiros possuem gadgets, nós também nos aprofundamos em entender com que constância usam e qual o principal meio que acessam", diz.  No infográfico a seguir é possível acompanhar os resultados.

Sontra Cargo

A Sontra Cargo é uma plataforma que conecta caminhoneiros autônomos a fretes. Disponível na web e para Android, iOS e Windows Phone, o serviço, gratuito, funciona como uma espécie loja virtual, onde todos os fretes ficam disponíveis aos caminhoneiros, demonstrando valores e tarifas daquele serviço. Após o contato inicial, são realizados os trâmites necessários de segurança, e durante todo o processo de transporte, a carga pode ser acompanhada em tempo real durante todo o trajeto, como percurso escolhido, pedágios e detalhamento do valor. Atualmente, a Sontra Cargo possui em seu banco de dados aproximadamente 20 mil transportadoras e 100 mil caminhoneiros cadastrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.