TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Kaspersky Lab dá dicas para proteger sua conta no Snapchat

Postado em: 20/04/2016, às 21:51 por Redação

Em poucos anos, o Snapchat – rede social de mensagens instantâneas que mostra o conteúdo apenas por um momento – se tornou popular e já conta com mais de 100 milhões de usuários. Contudo, os analistas da Kaspersky Lab perceberam que muitos adeptos parecem não ter ideia de que os conteúdos publicados não são exatamente temporários como prometido e acabam postando fotos e vídeos que não compartilhariam em outras mídias sociais.

Para quem não está familiarizado, o Snapchat permite enviar fotos e vídeos para amigos, que só podem ver a mensagem por até 10 segundos. Outra opção é o usuário adicionar o conteúdo ao seu histórico, assim qualquer contato poderá visualizar a postagem por um período de 24 horas.

Embora isso pareça mais seguro em comparação com outras redes sociais, existem maneiras de ter acesso novamente à mensagem. A mais óbvia é tirar uma foto da tela (print screen), se a pessoa for rápida o suficiente, para salvar o post no celular. É verdade que o Snapchat conta com um alerta para avisar o usuário, porém não há nada que impeça o compartilhamento do print screen após este ser realizado.

Os analistas da empresa também destacam que tudo que é postado na internet não "some" com tanta facilidade. Os termos e condições do Snapchat informa que ele tem "o direito de armazenar e compartilhar qualquer foto tirada com o aplicativo". Embora a empresa afirme fazer isso só em situações específicas e de necessidade, existe uma brecha para diversos problemas relacionados à privacidade. Então é importante tomar cuidado com as fotos que são publicadas no aplicativo.

Vendo este cenário, os especialistas da Kaspersky Lab decidiram reforçar algumas regras básicas para a utilização do Snapchat:

Senhas: ela é essencial para qualquer serviço online, não só nas mídias sociais. Ainda assim é importante frisar que a senha deve ser única, forte e ser mudada regularmente. Outra opção é usar um gerenciador de senhas como o Password Manager, presente no Kaspersky Total Security – multidispositivos.

Privacidade: Enquanto alguns gostam de expor suas vidas para o mundo inteiro, a maioria prefere compartilhar suas fotos e vídeos apenas com amigos e familiares. Para isso, tenha certeza de verificar as configurações de privacidade. Basta acessar o menu Configurações, Meu Histórico e verificar se a opção "apenas amigos" está selecionada.
snapchat.jpg1

Além disso, reveja sua lista de contatos com frequência para ter certeza que apenas conhecidos fazem parte dela. Se alguém solicitar amizade, verifique se ela é conhecida antes de aceitar. É verdade que existem os "curiosos", porém o mais provável é que o perfil seja um spambot, ou seja, um robô criado para enviar propaganda/spam.

Snapchat Live: ao enviar uma foto ou vídeo para o "Snapchat Live" – coleção de histórias que o Snapchat cria para eventos, datas comemorativas, localidades etc – lembre-se que este conteúdo pode ser visualizado por qualquer pessoa.

Aplicativos de terceiros: não associe sua conta na rede social com outros aplicativos, estes podem ser menos seguros e podem comprometer sua privacidade. Em 2014, 90 mil fotos vazaram por meio do site SnapSaved.com e muitas delas eram explícitas. Isso aconteceu quando usuários conectaram outro aplicativo à sua conta. O Snapchat desencoraja o uso de aplicativos terceiros.

"A conta do Snapchat ainda pode ser hackeada. Atualmente, o único proveito disso é usar os perfis roubados para disseminar spam para a lista de contatos, mas com a popularização crescente da rede deve aparecer ataques de phishing no futuro. Se a conta for comprometida, tente configurar uma nova senha única o quanto antes. E se você receber uma mensagem de spam de um amigo, avise-o o mais rápido possível, pois muito provavelmente a pessoa não faz ideia do que aconteceu", destaca Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial