O que você pode ensinar no Youtube?

0

A internet transformou, definitivamente, a forma como aprendemos e acabou virando uma grande aliada na educação formal. Por meio da web, os usuários podem explorar ferramentas tanto para  adquirir conhecimentos, quanto utilizá-las para ensinar aquilo que sabem de melhor. Isso acontece em um ambiente democrático onde todo mundo pode usufruir do conteúdo.

A química, a física, as dúvidas de fotografia, o nó na gravata ou a pintura de uma parede, encontram seus espaços no ambiente online e são conteúdos fortemente consumidos pelo público, pois existem pessoas querendo aprender. Basta analisar os dados do Google Trends para entender o que acontece. O número de pessoas que fazem pesquisas utilizando o termo "como" é infinitamente maior do que as que buscam por "quem", "por que", "quanto" ou "onde".

E a pergunta do como fazer "qualquer coisa" é sempre melhor respondida na prática. Todo mundo só acredita vendo e, nesse contexto, os vídeos online ganham cada vez mais espaço. Se algo precisa ser consertado, modificado, substituído, melhorado ou aprendido, deve haver um vídeo explicando todo o processo. Em suma: todo e qualquer conteúdo é possível ser encontrado no YouTube, considerado uma grande plataforma de aprendizado.

Para contextualizar melhor, hoje em dia existem milhões de exemplos de pessoas que estão aprendendo muito com os conteúdos da plataforma de vídeos. O Julio Yego, atleta queniano de arremesso de dardos, aprendeu a maioria das técnicas do esporte sem ter um técnico. Ele assistia vários vídeos no YouTube e tentava copiar aquilo que via. Foi dessa forma que  chegou a ser campeão mundial na sua modalidade. Outro exemplo é o jovem inglês de 12 anos, que conseguiu aprender programação na web e hoje ganha £30,000 por ano.

Assim como temos exemplos de quem aprende, também existem inúmeras pessoas que têm a possibilidade e capacidade de passar seus conhecimentos e ensinar aqueles que querem aprender.  Apaixonado por invenções e ciência, Iberê Thenório criou o canal Manual do Mundo para divulgar suas invenções que vão desde ensinar a congelar a água em um segundo, a como fazer uma melancia de torneira. Hoje, Iberê é um dos maiores youtubers do Brasil, e vem faturando bem por conta disso.

Mas cuidado, nem tudo é tão bom quanto parece. Ter discernimento do que pode ou não pode ser compreendido na web é muito importante. Digo isso porque hoje, há milhões de pessoas que deixam de ir ao médico, por exemplo, porque fazem os seus próprios diagnósticos por meio de vídeos e tutoriais visto na internet. Existem inúmeras situações em que o conhecimento só pode ser passado por um profissional que realmente entenda do assunto. Se não for assim, os conteúdos disponíveis na web, se tornam perigosos.

Ninguém nasce sabendo e todo mundo começa exatamente do mesmo ponto: no zero. Mas a possibilidade de aprender algo nunca esteve tão fácil. Está pensando em começar um canal no YouTube? Então pergunta-se: o que eu e a minha marca podem ensinar melhor do que ninguém? Certamente tem alguém querendo aprender com vocês.

Greta Paz,  fundadora da MPQuatro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.