A morte dos aplicativos?

1

 

O vídeo introdutório do WWDC, conferência mundial para desenvolvedores da Apple que aconteceu em Junho, retratou um mundo pós-apocalíptico, onde o caos e desespero se instaurou por um motivo inusitado: um funcionário desastrado desliga os servidores da gigante de Palo Alto e absolutamente todos os apps de iPhones, iPads e Apple Watches são deletados. Terminando com os dizeres: "Continuem criando aplicativos. O mundo depende de vocês", o clipe mostra uma preocupação concreta da empresa pioneira do universo mobile que conhecemos hoje.

Essa apreensão não é à toa. Centralizar a distribuição de aplicativos é estratégico para a Apple enquanto modelo de negócios, já que ela fica com uma fatia importante da receita gerada – não só da compra dos apps como de qualquer compra realizada dentro dos aplicativos. No Brasil, essa prática não é comum, apenas 13% dos usuários pagam pelo download de aplicativos, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box.

Estamos acompanhando a evolução de tecnologias que estão aproximando a internet da experiência de um aplicativo nativo, como o progressive web app – conjunto de técnicas para desenvolver aplicações web, adicionando progressivamente funcionalidades que antes só eram possíveis em apps baixados das lojas. É possível traçar um paralelo com o que já vivemos nos desktops. As pessoas costumavam utilizar apenas softwares instaláveis nos seus computadores. Depois de uma série de avanços técnicos e com as conexões de internet se tornando melhores, passaram a utilizar cada vez mais aplicações online.

O desafio de adoção e engajamento dos aplicativos é real há algum tempo. Mas isso não decreta a morte imediata, sequer a médio prazo, dos apps como conhecemos hoje. O número de aplicativos baixados na App Store, segundo o site Statista, cresceu de 100 para 130 bilhões de Junho de 2015 a Junho de 2016. Ao olharmos para o Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela comScore em Setembro de 2016, aplicativos representam 90% do tempo de um usuário em um dispositivo móvel. Entretanto, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box, na mesma medida que os aplicativos são baixados, outros são desinstalados. A sazonalidade depende do interesse no usuário na solução.

A previsão a ser feita é que, apesar dos desafios de adoção e o surgimento de novas tecnologias, apps não devem perder espaço. No entanto, devemos enxergar uma movimentação onde eles deixarão de ser extensões de serviços e conteúdos web e passarão a explorar ainda mais o potencial de hardware dos smartphones, como os sistemas de localização e GPS, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial.

Em resumo, não devemos presenciar a morte dos aplicativos tão cedo. O que vamos testemunhar é o sucesso daqueles apps que, de fato, valem a pena ser baixados, utilizando de maneira plena o potencial que a tecnologia oferece.

André Rodrigues, CEO da startup mobLee.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.