Frete Grátis: despachando a crise

0

Apesar da já conhecida popularidade e adesão às compras online, o frete grátis disponibilizado para os consumidores  vem diminuindo gradativamente ano a ano. Em 2011, as vendas com frete gratuito somavam 66%,  enquanto que no ano passado atingiu o menor patamar dos últimos anos, caindo  para 39%, de acordo com dados do E-bit. E os consumidores  começaram a assumir os custos de entrega, que varia  de 10% a 15% do valor do produto.  Fatores como região, peso, operação e logística encarece o envio de mercadorias, sendo o frete o  segundo maior custo na operação.

A diminuição do frete grátis no e-commerce impactou também nas vendas e contribuiu para o aumento do abandono de carrinhos no varejo online. Segundo levantamento da consultoria Econsultancy, um dos principais motivos para a desistência de compras na internet é o alto valor do frete, que corresponde a 55% da taxa de abandono.

No atual momento de instabilidade econômica pela qual o país atravessa  é imprescindível que os varejistas adotem medidas estratégicas para aumentar as vendas. Um desses meios justamente é o frete grátis, que pode ser usado como estratégia de vendas para motivar os consumidores a comprarem mais.

A solução seria a criação de um movimento entre os lojistas virtuais para a realização de uma data sazonal de descontos no frete seria de extrema importância para estimular as vendas. Nos Estados Unidos esse tipo de evento já é tradicional e acontece há nove anos, onde é chamado de Free Shipping Day.

O portal Busca Descontos, idealizador do Black Friday no Brasil, trouxe o evento Dia do Frete Grátis, com o objetivo de popularizar o evento no país. A data é uma oportunidade para os consumidores conseguiriam economizar valores que podem passar dos R$ 500,00 no valor das compras, e isso também ajudaria a movimentar a economia. Com a tendência de diminuição do Frete Grátis no dia a dia, a data pretende se consolidar como um forte atrativo para os consumidores.

Ricardo Bove, diretor geral no Brasil do grupo europeu LeadMedia, responsável pelo site Busca Descontos e big dates nacionais, como BlackFriday.com.br, Dia do Frete Grátis e Brasil Game Day.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.