Fintechs democratizam soluções de tecnologia para MEIs e pessoas físicas

0

O Global FinTech Adoption Index 2019, relatório feito com mais de 27 mil consumidores no mundo, mostrou que 64% deles já usam serviços de fintechs. O mercado está avançando ao passo que estas empresas ampliam seu lugar como alternativa a bancos. Elas estão desburocratizando e democratizando o acesso ao crédito e a outros serviços de forma segura.

No Brasil, pessoas físicas, MEIs e pequenos empresários veem nas fintechs aliadas na hora de conseguir crédito. Para se ter uma ideia, mais de um terço dos micro e pequenos empresários no Brasil dizem sentir dificuldade pelas altas taxas de juros cobradas pelos bancos. Além disso, 54% da população no mundo não consegue abrir uma conta bancária por viver em situação de exclusão, segundo o relatório Fintech na América Latina 2018: Crescimento e Consolidação, divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Foi esta demanda por crédito que motivou a empresa brasileira Asaas a investir na compra de recebíveis por Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), pensando principalmente nos clientes que geram boleto pela plataforma. Segundo Piero Contezini, CEO do Asaas, pelo FIDC, é possível antecipar até R$ 150 milhões mensalmente, o que possibilita maior capital de giro para os pequenos negócios. As taxas cobradas na antecipação de recebíveis são mais baratas que outras modalidades de crédito. "A tecnologia está descentralizando o comando financeiro dos bancos e quem ganha com isso são os pequenos. Na situação atual da economia, permitir o crescimento destes empresários é essencial", completa Piero.

Aluguel mais fácil

Além da tecnologia mais acessível, o crescimento das fintechs se deve a outro fator: os algoritmos são mais democráticos na hora de aprovar a contratação dos serviços como o aluguel de imóveis residenciais, por exemplo. Em breve, pessoas físicas usarão a tecnologia para conseguir garantia e locar uma casa após apenas uma visita.

A CredPago, empresa que oferece tecnologia para corretores, imobiliárias e inquilinos, lança em agosto a análise instantânea do cadastro dos locatários de forma 100% digital. "Esta solução vai desburocratizar e tornar mais democrática a locação de imóveis em todo o Brasil. O sistema dispensa fiador e tem taxas mais baixas do que as cobradas por seguradoras", explica Fábio Cruz, CTO da CredPago.

Segurança

Fora a praticidade e rapidez para gerar boletos, compensar cheques e assinar contratos digitalmente, outra vantagem das fintechs para os usuários é a segurança. Desburocratizar e tornar operações e negociações digitais mais seguras são alguns dos propósitos da BRy Tecnologia, referência em soluções para assinatura digital, assinatura eletrônica, carimbo do tempo, certificado digital em nuvem, infraestrutura de chaves públicas e biometria. Segundo o fundador da empresa, Carlos Roberto De Rolt, a aplicação de protocolos criptográficos garante a segurança de relações eletrônicas e traz mais confiança para quem utiliza o meio digital para realizar desde transações bancárias até alugar um imóvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.